Emplacamentos têm alta de quase 20% em outubro e acumulado passa de 1,84 milhão de unidades
O volume de licenciamentos em outubro confirmou as projeções de vendas de veículos da Fenabrave para 2023. Segundo dados do Renavam, o mês passado registrou 217 mil unidades de autos, comerciais leves, caminhões e ônibus, alta de 20,3% em relação ao mesmo mês de 2022.
Para a associação que reúne as concessionárias, o desempenho de outubro segue as estimativas do mercado para o ano. Ao mesmo tempo, o mês teve um dia útil a mais que setembro, e o crescimento na comparação mensal foi de 10%.
“O dia útil a mais, em outubro, favoreceu o desempenho de quase todos os segmentos automotivos, que se mantiveram estáveis, acumulando crescimento dentro das expectativas da Fenabrave”, disse o presidente da entidade, José Maurício Andreta Jr.
No acumulado de 2023, as vendas de veículos somam mais de 1,84 milhão de unidades. Esse volume representa mais de 20% de aumento em relação aos 10 meses do ano passado.
Os números foram puxados pelas vendas de veículos de passeio e comerciais leves. Foram quase 207 mil licenciamentos, quase 27% a mais que em outubro de 2022 e 10% a mais que setembro de 2023.
Já o acumulado de 1,74 milhão de carros representa 11% de crescimento ante janeiro-outubro do ano passado. O desempenho aponta para as projeções da Fenabrave, de aumento de 7,3% em 2023.
“Se alcançarmos a escala necessária, poderemos expandir o mercado em 2024. Para isso, necessitamos de uma política permanente para o setor”, defende Andreta Jr.
Os caminhões ainda patinam. Apesar da alta de 8% na comparação com setembro, as 9,1 mil unidades ficaram 13% abaixo dos emplacamentos de outubro de 2022. Na soma dos 10 meses de 2023, são 85 mil unidades, recuo de 11%.
Para a Fenabrave, a retração no segmento de pesados ainda é resultado das altas taxas de juros, da falta de crédito e do preço dos veículos com motores Euro 6.
“A troca de tecnologia vem se consolidando e o Euro 6 já compõe 50% das aquisições deste ano. Contudo, é importante ressaltar que o preço desses veículos é mais elevado, o que faz o transportador ficar reticente em relação a sua compra, pois o frete não acompanhou essa evolução”, pondera o executivo.
Os ônibus somaram 1,9 mil veículos emplacados em outubro. O desempenho foi 5% superior ao mês referência de 2022 e também 5% maior que o volume anotado em setembro deste ano. As 20 mil unidades no somatório do ano apontam crescimento de quase 22% do segmento.
Um dos destaques do balanço de licenciamentos é a evolução nas vendas de veículos eletrificados. Em outubro, foram 9.537 carros de passeio e comerciais leves eletrificados, 113% a mais que outubro de 2022. Destes, 75% são híbridos (inclusive híbridos leves) e 25% puramente elétricos.
Na soma de emplacamentos de 2023, os eletrificados tiveram pouco mais de 67 mil veículos entregues, aumento de 73% em relação ao acumulado no mesmo período de 2022. Contudo, proporcionalmente, a participação de híbridos e elétricos ainda é pífia: menos de 4% do total de veículos leves emplacados.
Mais uma vez, o presidente da federação de distribuidores cobrou medidas de estímulo ao crédito. Andreta Jr. ainda criticou o veto ao trecho que previa a retomada de veículos de forma extrajudicial no Marco Legal das Garantias (Lei 14.711), sancionado na segunda, 30.
“O custo do credito afeta o poder de compra dos brasileiros e é preciso mecanismos que deem maior segurança jurídica aos credores, para que, dessa forma, seja avaliada a possibilidade de diminuir os encargos dos financiamentos”, afirmou.
“O setor da distribuição de veículos precisa de escala no varejo para operar de forma sustentada e a Lei de Retomada do Bem seria um forte aliado. Quem mais sofre, com esse veto, são os consumidores”, completa.
Fonte: Automotive Business