De líder de mercado à novidade que nem chegou, separamos modelos que tem tudo para fazer sucesso.
Fazer previsões para o futuro é bastante arriscado na indústria automotiva. Nos últimos anos, problemas com fornecedores e a pandemia mostraram que quem arrisca um palpite pode se dar bem mal.
Mesmo assim, decidimos fazer uma projeção de 10 modelos que devem vender bem em 2023. A maioria dos palpites está embasada na continuidade do bom desempenho de alguns carros em 2022, mas alguns lançamentos também estão na aposta, especialmente por conta da força das vendas diretas – recurso utilizado com recorrência pelas fabricantes para turbinar o número de emplacamentos de um modelo.
Confira a seguir as apostas dos carros que vão bombar em 2023:
Atual líder de vendas entre os automóveis de passeio, o Hyundai HB20 não deve ser destronado tão cedo. De toda maneira, a marca continuará apostando no sucesso de seu hatchback, especialmente nas vendas diretas. É por isso que o HB20 continuará cada vez mais presente em frotas de locadoras e nos serviços de transporte por aplicativo.
Se o líder HB20 tem tudo para seguir em alta, é natural pensar que o Onix não vai deixar barato. A Chevrolet deve continuar investindo na bem sucedida estratégia de vendas do seu campeão de emplacamentos, seja por meio de vendas diretas ou nas vendas convencionais.
Não há como contestar o sucesso da Fiat Strada. Líder das picapes leves nos últimos 22 anos, o modelo foi o carro mais vendido do Brasil em 2022 com mais de 112 mil unidades emplacadas.
Mesmo assim, a Fiat não pretende assistir de camarote à chegada da nova Montana. Além de promover um reposicionamento de preços e versões, a fabricante realizará uma atualização no design da picape lançada em 2020. E mais importante: a Strada ganhará a opção do motor 1.0 turbo de 130 cv nas versões mais caras.
A Citroën emplacou 10.834 unidades do novo C3 em quatro meses completos de venda – o modelo foi lançado em agosto. Se a média de 2022 foi de 2.708 unidades licenciadas por mês, esse número certamente aumentará neste ano.
Além da tendência de crescimento nas vendas pelo fato de o consumidor já conhecer o produto, a Stellantis deve turbinar os números do novo C3 com as vendas diretas. O carro já aparece nas frotas de locadoras de automóveis e provavelmente estará em frotas de grandes empresas em 2023.
Inclusive, não será surpresa se o hatch compacto aparecer entre os carros mais emplacados do país em determinados meses do ano. Essa prática já é realizada com sucesso pela própria Stellantis com a Fiat, que já colocou Argo e Mobi entre os automóveis mais licenciados do país.
A nova Montana não deve vender bem apenas pela vontade de alguns consumidores em andar de carro novo por aí. Embora esse grupo responda por uma parcela das vendas iniciais, a Chevrolet certamente investirá forte nas vendas diretas, sobretudo nas versões de entrada LS e LT, ambas equipadas com câmbio manual.
Essa estratégia tão comum na indústria automotiva ajuda a turbinar os emplacamentos de um modelo. Só que nem todas adotam esta prática: a Renault, por exemplo, demorou para “bombar” a Oroch entre frotistas e prestadores de serviço. Caso a Chevrolet não repita esse erro, a nova Montana pode até ultrapassar a VW Saveiro, “eterna” vice-líder do segmento de picapes pequenas.
Líder absoluto do segmento de SUVs médios, o Compass não deve perder o primeiro lugar tão facilmente. Para reagir à chegada do Honda ZR-V, a Jeep deve realizar algumas mudanças na gama de versões e equipamentos do modelo.
O 208 foi o grande responsável pela guinada da Peugeot no ano passado. Com quase 30 mil unidades emplacadas, o hatch puxou as vendas da marca, que voltou a figurar entre as 10 maiores do país.
Para 2023, a Peugeot deve seguir com foco nas vendas diretas (especialmente junto à locadoras de veículos) e ainda ganhará o bem-vindo reforço da motorização 1.0 turbo de 130 cv, que aposentará o veterano 1.6 16V flex nas versões mais sofisticadas do hatch. Com tudo isso, o 208 deve ter um resultado ainda melhor que o obtido em 2022.
O Pulse teve pouco mais de 50 mil unidades emplacadas em 2022. O SUV da Fiat, inclusive, ficou a menos de mil unidades de ultrapassar o Jeep Renegade, nada menos do que o ex-líder da categoria de crossovers compactos.
A estreia do Pulse Abarth deve acrescentar mais algumas unidades à conta em 2023, ainda que de forma bastante discreta. Independentemente disso, a Fiat continuará investindo em um de seus campeões de venda.
Eis a maior aposta entre os 10 modelos desta lista. Embora seja improvável repetir o sucesso do Gol, o Polo Track deve ter um bom desempenho em seu ano de estreia no país. Quem apostar em um volume expressivo por conta das vendas diretas, uma vez que a Volkswagen fecha acordos grandes com locadoras de veículos, pode se dar bem.
O Tracker encerrou 2022 com motivos de sobra para comemorar. O modelo foi o campeão de vendas entre os SUVs compactos, com mais de 70 mil unidades, e abriu uma confortável margem superior a 5 mil unidades para o vice-líder VW T-Cross. A tendência é que o modelo da Chevrolet continue em alta neste ano, especialmente nas versões mais baratas.
Fonte: Automotive Business