Vale a pena comprar o SUV mais barato do Brasil?

Custando pouco mais de R$ 91 mil, este modelo é o mais barato do segmento. Veja se vale a pena.

Lançado no fim do ano passado, o Citroën Basalt chegou com a proposta de ser o SUV mais barato do Brasil. As vendas foram de fato tímidas, 2.320 unidades de agosto a dezembro, o que nos faz avaliar se vale ou não comprá-lo. 

Design moderno, bem equipado, seguro e com motorização confiável para as versões intermediárias. É assim que eu vejo o Citroën Basalt, acaba de ter seu primeiro reajuste, partindo dos R$ 91.990. 

É um bom carro, construído sobre a plataforma CMP do Grupo Stellantis, a mesma usada na nova linha C3 e alguns modelos da Peugeot. O Basalt é produzido no polo automotivo de Porto Real com duas versões de motor:

1.0 Firefly de 75 cv com câmbio manual (equipa Fiat Argo, Mobi, Cronos, C3 e Peugeot 208 de nova geração);

1.0 turbo T200 de 130 cv com câmbio CVT (equipa as versões turbo de Fiat Pulse, Fastback, Strada, Peugeot 208 e linha C3).

E é aí que está o maior problema do Basalt. Esse motor 1.0 aspirado de apenas 75 cv que até tem um bom desempenho no Argo e companhia, mas em um carro de 20 quilos pode não responder tão bem. 

Agora com o T200 a coisa muda de figura. Esse motor tem uma arrancada melhor, é mais ágil, embora consuma um pouco mais. 

Fazendo 11,9 km/l e 13,7 km,l na cidade e estrada, respectivamente com etanol, é um dos SUVs com motor a combustão mais econômicos, em pé de igualdade com Pulse, Fastback, T-Cross, Nivus e Creta. 

“Surpreendente pelo excelente desempenho. Suspensão ajustada para as novas ruas “lunares”. Condução ágil e confortável, tanto na cidade, quanto na estrada”, ressalta um dos proprietários do Basalt com motor T200 na seção “Opinião do Dono” do Carros da Web.

Mais segurança

A Citroën parece ter aprendido com as “broncas” que levou do Latin NCAP sobre o nível de segurança dos carros. 

Na avaliação do Bharat NCAP, órgão que avalia o nível de segurança dos carros na Índia, o Basalt ganhou 4 estrelas nos testes de colisão. O modelo chegou a levar a pontuação máxima de 16 pontos no teste de barreira móvel lateral. 

Lembrando que o modelo indiano conta com a mesma estrutura do brasileiro.

Itens de série

O nível elevado de equipamentos do Basalt, principalmente nas versões intermediárias, supera alguns de seus concorrentes:

  • direção elétrica com regulagem de altura da coluna
  • ar-condicionado automático
  • multimídia com tela de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fios
  • painel de instrumentos em tela de 7″
  • banco do motorista com regulagem de altura
  • rodas de 16″ com pneus 205/60
  • luzes diurnas em LEDs
  • câmera de ré
  • vidros elétricos
  • chave canivete 
  • retrovisores elétricos, entre outros. 

Quanto custa o Citroën Basalt?

  • Fell – R$ 91.990
  • Fell Turbo  – R$ 99.990
  • Shine – R$ 105.900

E ai, teria o Basalt em sua garagem? 

Fonte: Garagem 360º

Você precisa de um sistema moderno e intuitivo
para fazer a gestão completa do seu negócio?
Converse com a Info!
Já é cliente Info? Escolha com qual setor deseja se comunicar e
veja todos nossos meios de contato