Com aquisição da húngara aiMotive, companhia pretende acelerar o desenvolvimento de tecnologias autônomas
Para acelerar sua estratégia no mercado de tecnologias autônomas, a Stellantis assinou a aquisição da startup húngara aiMotive, especializada em inteligência artificial e softwares autônomos, no último dia 17.
Sem divulgar detalhes financeiros da negociação, a Stellantis afirmou que a aiMotive vai operar como subsidiária, com independência operacional e cultura de startup, e será supervisionada por um novo Conselho de Administração. A equipe da empresa húngara será integrante de outros times de condução autônoma e inteligência artificial da gigante do setor automotivo.
Com a aquisição, a Stellantis busca aumentar o seu potencial tecnológico, expandir sua base de talentos global e impulsionar o desenvolvimento a médio prazo da nova plataforma STLA AutoDrive.
O grupo desenvolve três novas plataformas de tecnologia (STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive), que serão integradas nas quatro novas plataformas de veículos STLA (STLA Small, STLA Medium, STLA Large e STLA Frame) a partir de 2024.
Já o portfólio da aiMotive foca em quatro áreas principais de inteligência artificial e condução autônoma: aiDrive, conjunto de software para condução autónoma; aiData, para operações de inteligência artificial e ferramentas de dados; aiSim, um software de simulação para desenvolvimento da condução autónoma; e o aiWare, para experiência e propriedade intelectual para microchips de silício.
Anunciada no ano passado, a estratégia de software da Stellantis pretende gerar cerca de € 20 milhões em volume de negócios anualmente até o fim da década. Para isso, a companhia investe mais de € 30 milhões em eletrificação e software.
Fonte: Automotive Business