
Financiar um veículo ajuda a preservar capital e realizar seus sonhos mais cedo…
O financiamento é uma excelente maneira de adquirir o carro dos seus sonhos de imediato.
Essa modalidade permite obter um veículo sem esperar longos prazos para juntar o dinheiro necessário em uma compra à vista ou mesmo abrir mão de suas economias, que poderiam ser aplicadas nos mais diversos objetivos.
No Radar Unidas de hoje, a gente vai contar tudo sobre o financiamento de carros, inclusive como minimizar o impacto dos juros. Confira!
Como o financiamento de carros funciona?
No financiamento, o comprador solicita crédito a uma instituição financeira para obter o carro desejado. Em troca, paga parcelas mensais com prazo e juros pré-determinados.
Até que o pagamento de todas as parcelas seja concluído, o veículo fica alienado à instituição que disponibilizou o crédito.
Existem muitas vantagens de financiar um carro, especialmente quanto a loja e a instituição financeira oferecem condições facilitadas para o comprador.
Quem paga as parcelas do financiamento em dia ainda aumenta seu score de crédito, abrindo possibilidade para a realização de outros sonhos.
No próximo tópico, mostramos quando o financiamento pode ser mais vantajoso que outras modalidades na aquisição de um carro.
Quando é mais vantagem financiar?
Os benefícios de financiar abrangem os seguintes aspectos: aquisição imediata do carro, planejamento financeiro e preservação de capital.
Além das vantagens mencionadas, você ainda pode conseguir um retorno de capital quando já tem uma reserva e ainda assim opta pelo financiamento.
Isso porque existem aplicações que rendem juros superiores aos do financiamento de carros.
Dicas para minimizar o impacto dos juros
A primeira dica para diminuir o impacto dos juros no financiamento de carros é pesquisar, pesquisar e… pesquisar!
Simule a oferta de crédito em diferentes instituições financeiras, especialmente nas que você já possui um bom histórico. Isso permite conseguir taxas muito mais vantajosas do que as disponibilizadas normalmente.
Além disso, seu poder de negociação aumenta junto às instituições quando se tem várias ofertas em mãos.
Vale ressaltar ainda que nada impede você de fazer a portabilidade do financiamento para outra instituição a qualquer momento, caso obtenha condições mais vantajosas.
Antes de assinar o contrato, observe ainda quais serviços a instituição financeira está incluindo, e analise se todos fazem sentido pra você.
É comum que o contrato de financiamento seja acompanhado por uma taxa de seguro automotivo, por exemplo. No entanto, esse serviço pode ser contratado com taxas menores diretamente na loja onde você comprará o carro.
Outra prática recomendável é amortizar parcelas quando receber um valor extra, como o 13° salário, reduzindo o prazo do financiamento e a carga dos juros.
Gostou dessas dicas? Então, saiba que a próxima é ainda melhor: o seu financiamento também pode ser mais interessante quando você escolhe um carro seminovo.
Veículos seminovos possuem um ótimo custo-benefício, tanto na hora da compra quanto no uso do carro. Afinal, esses modelos são mais em conta do que os 0 km e também apresentam baixo custo de manutenção em comparação aos usados.
E tudo isso se reflete no financiamento, já que o crédito solicitado será menor em relação ao necessário para a compra de um veículo novo.
A economia ainda ajuda a deixar a manutenção do seu carro em dia ou optar por um financiamento mais curto.
Fonte: Radar Unidas