
E nem estamos falando só de condução semiautônoma…
Se você é apaixonado por tecnologia automotiva, já deve ter percebido como a Inteligência Artificial (IA) chegou com tudo no universo dos carros.
Os modelos semiautônomos, que tem circulado com mais frequência em países como Estados Unidos e China, despertam muita curiosidade. Mas, e se a gente te falasse que a IA também faz a diferença além da condução de veículos?
No Radar Unidas de hoje, exploramos a relação IA e carros em um aspecto muito mais presente no dia a dia dos motoristas brasileiros: a manutenção.
Bora de carona entender como a tecnologia pode fazer você economizar tempo e dinheiro na oficina mecânica? Continue a leitura!
Como a IA atua na manutenção de carros?
A IA atua principalmente na manutenção preditiva dos carros. Ou seja, auxilia na detecção de possíveis falhas antes que essas ocorram e se tornem um problema mais sério.
É verdade que diagnósticos baseados em IA ainda não são comuns nas oficinas tradicionais do Brasil, mas já vêm ganhando espaço em centros automotivos especializados, empresas de gestão de frotas e plataformas digitais de manutenção.
A seguir, mostramos no que exatamente a IA pode ajudar para garantir maior precisão e redução de custos nas oficinas:
A IA ainda tem sido aplicada junto a tecnologias que medem o desempenho dos veículos em tempo real, como a telemetria. Por enquanto, essa combinação é mais comum em frotas empresariais, e tem ajudado gestores a otimizar as manutenções preditivas de seus ativos.
Evolução da IA no mundo automotivo
Tá bom, já falamos do presente. Mas, se você acessou nosso artigo em busca de um assunto mais futurista, chegou a sua hora!
Empresas de soluções tecnológicas têm feito previsões para o futuro da IA no mundo automotivo. Separamos algumas muito interessantes abaixo:
Agora que já mostramos como a IA atua na manutenção preditiva dos carros e falamos um pouco sobre o futuro da tecnologia automotiva, nos fale sobre a sua expectativa para os próximos anos!
Você espera que a tecnologia evolua rapidamente para aprimorar a condução e manutenção dos carros ou acredita que os próximos passos serão mais lentos?
Fonte: Radar Unidas