Qual o melhor combustível para o meu carro flex? Carros flex foram projetados para queimar álcool, gasolina ou qualquer mistura desses combustíveis. Então você pode colocar qualquer um deles, em qualquer proporção no tanque, e ser feliz.
O máximo que pode rolar é seu carro demorar alguns km para entender que você mudou o combustível, e essa informação está no manual do proprietário. Mas são poucos km mesmo, 5 ou 10, vale consultar no manual do seu veículo.
Até lá ele pode apresentar alguns comportamentos estranhos, dar uma engasgada, mas nada grave ou comparado ao uso de combustível ruim, por exemplo, em que o carro vai apresentar sintomas de falência múltipla dos órgãos a mais ou menos um quarteirão do posto onde você acabou de abastecer. Então fiquem atentos e peçam sempre a nota fiscal, sempre.
E já que estamos falando nesse assunto, acho legal fazermos um pequeno combo e lembrarmos que o combustível aditivado é sempre uma boa opção se couber no seu bolso. Uma das principais vantagens da aditivação é a limpeza do sistema de injeção, que será bem legal para a saúde do seu motor. Mas nada de combustível Premium, se você não for o feliz proprietário de um carro esportivo. Só jogará dinheiro fora – ou pelo escapamento.
E a dica clássica de dirigir na manha, devagar e sempre. Manter o giro do motor abaixo dos 2.500 RPM vai garantir uma economia gigantesca de combustível. Passeie com o carro. Sair por aí subindo giro de motor não te levará a lugar algum além do posto de gasolina com muita frequência – e, provavelmente, à oficina também.
Fonte: Uol Carros