Procura por aluguel de carros cresce 56% no país em 2021

Levantamento feito pela empresa Similarweb analisou 152 sites no Brasil e também mostra crescimento da procura de carros por assinatura

O segmento de carros por assinatura e de aluguel está em alta no Brasil. É o que indica um levantamento realizado pela plataforma de inteligência de mercado global Similarweb, sobre o acesso às plataformas de aluguel de carros no Brasil. De acordo com a pesquisa, as visitas a esses sites saltaram de 7,7 milhões, em abril e maio de 2020, para 12 milhões, no mesmo período de 2021, o que representa um avanço de 56,5%. Foram analisados 152 sites do país e considerados os acessos via desktop e mobile. 

“Esse crescimento na procura por aluguel de carros é uma tendência forte que identificamos. Alguns fatores podem ajudar a explicar esse salto. Um deles é a retomada gradual do turismo e das atividades econômicas como um todo. Com o avanço da vacinação, muitas pessoas têm optado por viagens curtas, em território nacional. Outro ponto é que é comum o uso de veículos alugados para trabalho ou para atuar como motorista de aplicativo, por exemplo”, explica Rafael Consoni, gerente de vendas e financeiro da Similarweb.  

A escassez de componentes é outro fator que contribui para o aumento da procura por aluguel de carros ou serviços de assinatura. A recente crise causada pela falta de semicondutores é um problema que afeta a indústria automotiva em escala global, ocasionando a paralisação de algumas linhas de montagem e dificultado a compra de carros novos. Esse cenário também impacta na busca por aluguel de veículos, geralmente já disponíveis à pronta-entrega. 

Ainda de acordo com o levantamento da Similarweb, o termo “carro por assinatura” foi o mais procurado de janeiro a maio deste ano – nas ferramentas de busca via desktop. Apesar de ter apresentado queda de 12% em maio em relação a abril, ainda aparece no topo do ranking, com um aumento de 457,9% em relação ao ano passado. A assinatura também figura na quinta e oitava posição entre os termos mais buscados relacionados a aluguel de carros.

Esse resultado demonstra como a modalidade está em alta no país e como consumidores estão pesquisando mais informações sobre assinatura. Além de refletir uma possível mudança de comportamento de consumo. Outro ponto interessante do levantamento é que a procura pelo termo “aluguel anual de carros” registrou um aumento de 135% em maio na comparação com abril, enquanto “aluguel mensal de carros” caiu 9,6% neste período.

“Além do aumento dos acessos a sites de aluguel, é perceptível que os consumidores estão interessados em outras modalidades, como carros por assinatura e as de longo prazo, no caso do aluguel anual. Algumas pesquisas já apontam que o carro começa a ser percebido como um serviço, e não mais como um bem material. Outro ponto é o investimento que a aquisição de um veículo novo demanda”, acrescenta Consoni. 

Atentas ao crescente mercado de carros por assinatura no Brasil, algumas fabricantes também passaram a explorar o potencial desse setor. Além das tradicionais locadoras e seguradoras, que já oferecem o serviço há alguns anos, montadoras como Audi, Fiat, Ford, Jeep, Renault, Toyota e Volkswagen já contam com soluções próprias de aluguel por assinatura.

Fonte: Terra – por João Buffon

Você precisa de um sistema moderno e intuitivo
para fazer a gestão completa do seu negócio?
Converse com a Info!
Já é cliente Info? Escolha com qual setor deseja se comunicar e
veja todos nossos meios de contato
Venda
Pós-venda
Suporte
Financeiro