Uma nova placa para veículos brasileiros no padrão Mercosul começará a ser implementada no dia 1º de setembro de 2018. A partir dessa data, os órgãos ou entidades de trânsito devem promover a alteração no caso de veículos novos a serem registrados e daqueles em processo de transferência de município ou de propriedade. Proprietários dos demais carros em uso têm até 31 de dezembro de 2023 para aderir ao novo padrão.
De acordo com publicação no Diário Oficial da União da última quinta-feira, dia 08/03, mesmo os donos de veículos que não precisarem trocar suas placas podem escolher antecipar a substituição pelo modelo do Mercosul antes do prazo final.
A medida já foi adiada duas vezes. As placas terão o fundo branco com a margem superior azul, exibindo o logotipo do Mercosul, a bandeira e o nome do país, além da bandeira do estado e do município onde o veículo foi registrado. Um chip do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ajudará na identificação e servirá como um selo fiscal federal.
Todas as placas de identificação veicular deverão possuir códigos de barras bidimensionais dinâmicos (QR Code) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante. Isso ajudaria a controlar a produção, logística, estampagem, instalação das placas e verificação da sua autenticidade.
Serão estampados em alto relevo sete caracteres alfanuméricos — sendo quatro letras e três números — com combinação aleatória a ser fornecida e controlada pelo Denatran, com o último caractere obrigatoriamente numeral e com distribuição equânime.
Por O Globo