Pandemia mudou relação entre cliente e marcas, que passaram a priorizar ambiente digital, aponta estudo

Com o isolamento causado pelo coronavírus, marcas foram obrigadas a oferecer soluções para os clientes não precisarem sair de casa

A votação para o público escolher o nome do Fiat Pulse, a assinatura de um Volkswagen Nivus em formato 100% online, o aumento na prática de vendas pela internet ao estilo “monte o seu” veículo, e as concessionárias cada vez mais tecnológicas mostram a nova realidade de um mercado cada vez mais digital.

Essa transformação digital da indústria foi impulsionada, principalmente, pela pandemia. É isso o que mostra um estudo feito pelo centro de inovação CESAR em parceria com o Automotive Business.
A pesquisa entrevistou 157 gestores de 131 empresas do setor automotivo e analisou suas percepções em oito dimensões: Cultura & Pessoas, Consumidores, Concorrentes, Inovação, Processos, Modelos de Negócios, Dados & Ambientes Regulatórios e Tecnologias Habilitadoras.
De modo geral, o estudo identificou que o segmento apresenta 66,15% de maturidade no tema transformação digital em uma escala que vai até 100% para organizações digitalmente maduras. Na pesquisa realizada em 2019, o nível de maturidade ficou oito pontos percentuais abaixo do registrado em 2021.

Essa transformação digital da indústria foi impulsionada, principalmente, pela pandemia. É isso o que mostra um estudo feito pelo centro de inovação CESAR em parceria com o Automotive Business.

A pesquisa entrevistou 157 gestores de 131 empresas do setor automotivo e analisou suas percepções em oito dimensões: Cultura & Pessoas, Consumidores, Concorrentes, Inovação, Processos, Modelos de Negócios, Dados & Ambientes Regulatórios e Tecnologias Habilitadoras.

De modo geral, o estudo identificou que o segmento apresenta 66,15% de maturidade no tema transformação digital em uma escala que vai até 100% para organizações digitalmente maduras. Na pesquisa realizada em 2019, o nível de maturidade ficou oito pontos percentuais abaixo do registrado em 2021.

Com concessionárias fechadas e uma mudança no perfil do consumidor durante a pandemia, a adesão ao digital foi praticamente uma necessidade para o setor. Para 72% dos entrevistados, a pandemia impactou a transformação digital.

Para 60% do participantes, essa mudança já faz parte do planejamento estratégico das empresas – um sinal de que a digitalização já está trazendo uma resposta positiva do consumidor e virou até instrumento competitivo.

Consumidor no centro

Se o cliente não pode, não tem tempo ou ainda não se decidiu sobre o veículo que quer comprar, a montadora vai até ele. Uma importante prova disso é o crescimento dos canais digitais das empresas – quase 70% dos entrevistados sabem da relevância que o meio online possui e já atuam para fortalecer esse canal.

Exemplos não faltam. A vasta maioria das montadoras já permite que o cliente marque revisões ou reparos pelo celular (Hyundai, Volkswagen, Fiat e Chevrolet adotam a prática) e ao disponibilizar a personalização do carro pelo site da marca.

Algumas fabricantes apostam em levar a concessionária para a casa do cliente por meio de inteligência artificial, artifícios usados pela Volvo e Volkswagen. Outras decidiram vender seus carros pelo Instagram e até pelo Rappi, como a BMW e a Mercedes-Benz.

Para uma montadora ser reconhecida como marca digital, é vital buscar engajamento. Mais de 84% dos entrevistados afirmaram que usam o engajamento como uma forma de aproximação com o público.

Prova disso é a presença de praticamente todas as fabricantes nas redes sociais, inclusive as mais novas, como o TikTok, e a criação de challenges e filtros para os seguidores reproduzirem.

Fonte: Auto Esporte

Você precisa de um sistema moderno e intuitivo
para fazer a gestão completa do seu negócio?
Converse com a Info!
Já é cliente Info? Escolha com qual setor deseja se comunicar e
veja todos nossos meios de contato