A tecnologia flex está presente nos veículos brasileiros desde o começo do século atual. Hoje, a maioria dos carros vendidos por aqui podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com etanol. Do mesmo modo, vários automóveis contam com um câmbio automático. Mais quais são os carros flex automáticos mais econômicos do Brasil?
Os números são do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular) divulgado pelo Inmetro recentemente. Para a elaboração desta lista, os veículos foram colocados de acordo com o seu consumo na cidade (usando gasolina).
O líder neste ranking dos carros flex automáticos mais econômicos do Brasil é o Toyota Corolla. A 12ª geração deste sedã médio foi lançada aqui no Brasil em 2019 e trouxe novidades importantes, como as duas versões híbridas. Hoje, o Corolla Altis Hybrid está custando a partir de R$ 180.790.
Enquanto isso, o modelo Altis Hybrid Premium custa a partir de R$ 190.490. Ambos os carros estão equipados com um sistema híbrido flex, que é formado pelo motor a combustão 1.8 VVT-i 16V Flex e pelos dois motores elétricos (MG1 e MG2). A potência combinada do sistema é de 122 cv. A transmissão é uma automática do tipo CVT.
Dados de consumo do veículo
No ano passado, a Toyota apresentou no Brasil o Corolla Cross. Tanto este modelo quanto a versão sedã do Corolla estão sendo produzidos sobre a mesma plataforma. O SUV médio chegou para ser o grande concorrente do Jeep Compass e do VW Taos. Ao todo, são quatro versões diferentes.
Duas delas são híbridas: XRV Hybrid (R$ 198.890) e XRX Hybrid (R$ 206.890). O carro possui a mesma motorização do Corolla acima, ou seja, um motor a combustão e dois elétricos. A transmissão também é uma automática do tipo CVT (Hybrid Transaxle).
Dados de consumo do veículo
A categoria dos hatches compactos ganhou um novo integrante neste ano. O Honda City Hatch é baseado na mais recente geração do Honda City Sedan. Este carro chegou com a missão de substituir o Honda Fit. Dentre seus atributos, destaque para o visual esportivo e o bom espaço interno (2.600 mm de entre-eixos).
No momento, o carro é vendido apenas nas versões EXL (R$ 120.000) e Touring (R$ 129.400). Os dois carros trazem debaixo do capõ o motor 1.5 DOHC i-VTEC 16V Flex, que pode produzir uma potência máxima de 126 cv e um torque máximo de 15,8 kgfm. A transmissão é uma automática do tipo CVT.
Dados de consumo do veículo
A versão sedã do Honda City também entra para a lista dos carros flex automáticos mais econômicos do Brasil. O modelo, que foi lançado originalmente aqui no Brasil em 2009, ganhou uma nova geração no ano passado. As mudanças deixaram o modelo com um visual mais moderno. Além disso, novas tecnologias foram adicionadas.
Na linha 2023, o modelo pode ser encontrado nas versões EX (R$ 113.200), EXL (R$ 121.200) e Touring (R$ 130.900). Estes carros também usam um motor 1.5 aspirado de 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque. O propulsor está acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT.
Dados de consumo do veículo
Por fim, mais um sedã compacto japonês. A Honda
O veículo custa entre R$ 97.290 (XL) e 118.690 (XLS). O carro está equipado com um motor 1.5 Dual VVT-i 16V Flex. Neste caso, a potência máxima é de 110 cv e o torque máximo é de 14,9 kgfm. A transmissão sempre será uma automática do tipo CVT (sete velocidades).
Dados de consumo do veículo
não foi a única a fazer mudanças. A Toyota mostrou nos primeiros meses deste ano a linha 2023 do Yaris Sedan. Assim como o Yaris Hatch, o modelo também passou por uma reestilização. A dianteira foi uma das partes alteradas. Enquanto isso, a lista de equipamentos de série cresceu.
Fonte: Garagem 360º