As compras de veículos por parte de locadoras cresceram 85,4% no Brasil, na comparação entre os dois primeiros trimestres de 2022. Nos primeiros três meses foram emplacados 78.578 automóveis e comerciais leves, enquanto no segundo trimestre o total de compras do setor saltou para 145.720 unidades.
Dessa forma, as compras de janeiro a junho chegaram a 223.967 unidades, que representaram 49,3% do total de veículos adquiridos por locadoras ao longo de todo o ano passado. “Houve sensível melhora em relação à produção e também na redução dos prazos de entregas de pedidos feitos pelas locadoras”, avalia o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré.
“Ao mesmo tempo, as montadoras enfrentaram queda da demanda por parte dos clientes de varejo ”, acrescenta Paulo Miguel Junior, conselheiro gestor da associação. Em dezembro de 2021, a frota total do setor de locação era de 1.136.517 automóveis e comerciais leves, contra 1.213.220 unidades ao final do primeiro semestre de 2022 (6,3% de crescimento).
Neste semestre, o volume de vendas para locadoras, entre as principais montadoras, foi o seguinte: Stellantis (68.891), Volkswagen (47.138), Hyundai (42.950), Chevrolet (27.095) e Renault (16.945). Já entre os modelos mais vendidos ficaram o HB20 (29.971), GOL (22.419), Strada (18.494), Mobi (17.147), Argo (13.365), Voyage (12.357), Pegeout 208 (12.722), Cronos (10.365), HB20S (9.373) e o Ônix Plus (8.366).
As estatísticas são da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), obtidas junto ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados.
Fonte: ABLA