
Documento online traz dicas para consumidores, fabricantes e revendedores para comprar componentes certificados e de qualidade.
O Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) lançou um guia online para orientar o comércio de peças automotivas em sites e plataformas online de forma segura e sustentável.
No Brasil, o mercado de autopeças está em crescimento, impulsionado pelas vendas online e o envelhecimento da frota. No entanto, a falta de assertividade para comprar a peça, a segurança e a qualidade ainda representam desafios para os consumidores.
Por esta razão, o IQA lançou o Guia de Segurança na Compra On-line de Peças de Reposição. Na publicação digital, informações para o consumidor e também para os fabricantes, importadores, distribuidores e plataformas online.
Dicas do IQA para compras de peças automotivas
Para os consumidores, a principal orientação é verificar se o selo do Inmetro e o número de registro estão disponíveis na descrição do produto. Caso não estejam, o instituto orienta solicitar tais informações ao anunciante. Com os dados, é possível consultar, no site do Inmetro, a veracidade e validade do item.
Em caso de compras de peças automotivas irregulares ou denúncias, o guia recomenda abrir denúncia na plataforma online onde foi feita a compra. E também relatar o ocorrido no site do Inmetro e buscar apoio em sites como o Reclame Aqui.
Fabricantes e vendedores devem seguir orientações
Para os fabricantes, importadores e plataformas online, as orientações incluem:
Peças sem certificação: IQA alerta para riscos e prejuízos
O IQA alerta ainda que peças originais e de qualidade reconhecida garantem a vida útil e segurança do veículo, enquanto componentes de baixa qualidade pode causar problemas no motor, transmissão, sistemas de injeção, hidráulico ou elétrico.
O guia cita como exemplo que peças defeituosas de amortecedor da suspensão, terminal de direção, pastilha de freio ou pneus podem causar perda do controle do veículo e até acidentes.
Outros componentes, como pistão, bronzina, pino e anel de trava, quando usados itens de baixa qualidade ou sem certificação, podem reduzir a vida útil do motor.
O guia para compras seguras de peças automotivas está disponível aqui.
Fonte: Automotive Business