Infosistemas atrai novos colaboradores com seleção nada convencional

Já pensou em participar de um processo seletivo de emprego fora dos métodos tradicionais? Bater um papo descontraído com o CEO da empresa, logo, na primeira fase do recrutamento? Ter a oportunidade de conhecer a empresa e decidir se deseja realmente fazer parte do time durante o processo de seleção? Ingressar em uma equipe de trabalho harmônica e extremamente colaborativa?

Com uma metodologia própria e diferenciada, a Infosistemas abriu mão dos padrões convencionais para ter mais precisão na contratação de todos os seus colaboradores. A inovadora empresa mineira de TI eliminou aqueles testes morosos, complexos e as inúmeras idas na empresa para participar da seleção de emprego.

O método de recrutamento foi estruturado pelo CEO da Infosistemas, Marcelo Alvarenga, a partir de estudos aprofundados sobre gestão de pessoas e baseados na história e no processo seletivo criado pelo Google. O livro “Você é inteligente o bastante para trabalhar no Google?”, do autor William Poundstone, foi uma das principais referências adotadas pelo empresário que, curiosamente, conheceu a publicação ao ser presenteado por um colaborador da Infosistemas.

Diferente da maioria das empresas, as técnicas da Infosistemas foram desenvolvidas com o objetivo de entender a percepção que a pessoa tem sobre o mundo, seu raciocínio lógico, capacidade de inovar e, principalmente, para avaliar seus valores e a honestidade.

O primeiro contato com o candidato é realizado via LinkedIn, por meio da ferramenta Recruiter. A proposta inicial é conhecer as experiências profissionais, as qualificações técnicas do interessado ao emprego e a cidade onde mora. Dentro desse panorama, o profissional é convidado para uma entrevista e é informado de forma sucinta sobre a vaga.

A entrevista é dividida em três partes, explica Marcelo: “Na primeira fase, a empresa conhece o candidato que está pleiteando a vaga. Na segunda fase, o candidato tem a oportunidade de conhecer a Infosistemas de verdade, ou seja, sua missão, valores e suas metas. Na sequência, o candidato deverá elaborar uma pergunta sobre qualquer assunto para o entrevistador. Já na terceira parte, é checado se o candidato após participar da entrevista e conhecer a empresa ainda permanece com interesse na contratação. Caso a resposta seja positiva, a Infosistemas apura a pontuação da entrevista na primeira fase, que é eliminatória. Aprovado o candidato finaliza o processo seletivo com a realização dos testes técnicos.”

#Contratações – Sem o uso dos clichês que, normalmente, acontecem nos processos seletivos, a entrevista do desenvolvedor Lucas Freitas seguiu até o seu momento mais surpreendente e original. Perguntas bem específicas e inesperadas como “Quantos palitos existem numa caixa de fósforo?” ou “Quantas sementes existem em um mamão” foram sendo feitas para que o candidato explicasse a linha de raciocínio utilizada para se chegar na resposta.

No final, Lucas foi desafiado a fazer uma pergunta que contivesse uma resposta objetiva, sobre qualquer assunto, mas que o entrevistador possivelmente não saberia. “Foi uma experiência bastante agradável, fora do padrão seguido pelas outras empresas, mas que permitiu uma interação maior e mais sincera entre entrevistador e entrevistado”, comenta.

A analista de implantação, Amanda Mendonça, ficou surpresa quando entrou para a entrevista e teve seu primeiro contato com o CEO da empresa. “Na ocasião, ele me deixou bastante confortável, quebrando todos os paradigmas dos processos seletivos convencionais. Durante a nossa conversa ficou muito claro que o intuito era me conhecer como pessoa em primeiro lugar, ficando a parte técnica e profissional para um segundo plano”.

Segundo ela, é muito difícil encontrar no mercado de trabalho empresas que se preocupam com os valores dos colaboradores e, consequentemente, com a importância que isso tem para uma parceria profissional. “Com esse ritmo acelerado o mais comum é que as empresas busquem por profissionais tecnicamente impecáveis, deixando a desejar o que ao meu ver é o que mais importa, os valores”.

Amanda conta que o bate papo durou cerca de 2 horas, e sentiu que aquele momento era único, já que toda atenção do CEO estava voltada para ela. Foram abordados vários assuntos desde a taxa de mortalidade da China, em 2017, até os seus hobbies favoritos.

Marcelo contou a história do grupo, as dificuldades e o amadurecimento que ele adquiriu durante sua jornada como empreendedor. Amanda mergulhou na história do grupo e não teve dúvidas de que era nesse time que queria jogar.

Existem vários motivos para trabalhar na Infosistemas, de acordo com a ela.  No dia a dia da empresa há valores nítidos como respeito, consideração, satisfação, apoio, inovação, evolução e comprometimento. “Estou muito feliz com essa nova etapa da minha vida e espero fazer parte desse time durante muito tempo!”, enfatiza.

Ambiente de trabalho agradável, equipe entrosada e alinhada com os objetivos da empresa, respeito às demandas inerentes à família e à vida pessoal dos funcionários, ações de incentivo e motivação por parte da diretoria são os pontos listados pelo desenvolvedor Michael Xavier. “Além dos benefícios oferecidos que saem fora da curva do mercado atual, na empresa todos os profissionais são valorizados e têm a oportunidade de mostrar seu potencial”.

Criar oportunidades e manter o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores é a meta desafiadora da Infosistemas. “Hoje, minha principal motivação é realizar os sonhos das pessoas que se dedicam ao sucesso da minha empresa. Trabalho para devolver ao funcionário o que ele entrega à Infosistemas por meio do seu trabalho”, frisa Marcelo.

Nem mesmo a crise impediu as contratações do grupo, a empresa iniciou o ano com 28 colaboradores e, até o momento, está com um time de 40 profissionais.

Saiba mais sobre a Infosistemas e, acompanhe nossas novidades e divulgações no site e redes sociais da empresa.

Por Assespro-MG

Você precisa de um sistema moderno e intuitivo
para fazer a gestão completa do seu negócio?
Converse com a Info!
Já é cliente Info? Escolha com qual setor deseja se comunicar e
veja todos nossos meios de contato