Conhecimentos e usabilidade da ferramenta são compartilhados com o time de desenvolvimento da empresa
Contando com a participação de mais de 70 desenvolvedores, a Infosistemas promoveu mais um InfoMeetup, ocorrido nesta segunda-feira (12), sobre gestão de configuração com Git. O evento teve a abertura realizada pelo diretor de projetos Gustavo Maia e gerente de sistemas Lucas Maia, bem como uma palestra mais técnica pelos desenvolvedores Michael Xavier e João Reis, sendo pensado a partir da necessidade de compartilhar informações com a equipe sobre temas essenciais, de modo que o conhecimento não fosse fragmentado e heterogêneo, mas sim acessível a todos.
Diversos Meetups foram realizados ao longo do tempo, sendo o primeiro deles com relação ao desenvolvimento do Locavia Web, a fim de gerar um nivelamento técnico dos colaboradores quanto às novas tecnologias adotadas para o projeto. Do mesmo modo, esta edição do evento trouxe diversas informações essenciais, abordando as mais variadas ferramentas e as técnicas de uso do Git, para que fosse possível promover tanto uma reciclagem aos profissionais que já fazem parte da equipe quanto um esclarecimento aos recém-chegados.
“De uma forma simples, o sistema possibilita trabalhos em colaboração com outros desenvolvedores, estejam eles ao seu lado ou em outro continente, duas ou mais pessoas podem editar os arquivos ou criar sem arriscar que suas alterações sejam apagadas pelas modificações de outros membros da equipe. Isso é muito útil no nosso dia a dia em diferentes projetos em que atuamos. A parte prática do treinamento foi muito importante, pois conseguimos ver as ferramentas de comparação de código, merges e a estrutura hierárquica dos branches que temos”, conta um dos participantes, o desenvolvedor Lorran Pedrosa.
O gerenciamento de configurações é uma estratégia essencial para equipes em que um elevado número de usuários compartilha a manutenção e novas implementações de um mesmo software, como é o caso do Locavia, com o qual, atualmente, mais de 70 desenvolvedores trabalham simultaneamente. A partir de 2017, com o amplo crescimento da equipe, o controle manual passou a ser pouco efetivo, evidenciando a necessidade de um melhor gerenciamento de configurações.
“O Git é referência em projetos open source, uma vez que suas funções ajudam a proteger e garantir uma boa gestão de sistema com desenvolvimento compartilhado. Quando nos deparamos com uma equipe numerosa, é um desafio fazer o controle de versão do nosso produto/serviço. A ferramenta oferece uma praticidade em fazer merge entre os projetos, versionamentos na nuvem, manter um rastro de mudanças, controle de qualidade (com opções de reviews) e entre outras opções, sendo peça fundamental para a evolução constante de sistemas.”, explica um dos palestrantes, João Reis.
Após aproximadamente 3 anos implantando e ajustando, a utilização do Git passou a ser uma técnica fundamental e estratégica no processo de desenvolvimento do software, a partir do controle da evolução do sistema e dos produtos gerados, como códigos-fonte ou documentos e demais elementos adicionados. “O evento realizado pela Info foi importante para apresentar a plataforma e suas opções para os recém-chegados e para quem teve pouca experiência. Quanto maior a identificação com Git, mais fácil será o dia a dia de toda equipe. Espero que a transmissão de conhecimento seja mantida e que todos utilizem o máximo do que foi passado.”, opina João Reis.
Quer fazer parte de um time em que a empresa prioriza o crescimento e a realização do funcionário? Venha conversar com a Info e fazer parte de uma história de sucesso: contato@infosistemas.com.br