Info aposta em design UX e UI para evolução dos produtos

 As novas tendências visam melhorar ainda mais a qualidade dos produtos oferecidos pela empresa e a satisfação dos clientes

Em uma de nossas matérias, falamos um pouco sobre o conceito de Customer Experience — ou Experiência do Cliente, em português —, cuja base encontra-se no foco em oferecer uma experiência memorável de atendimento em qualquer produto ou serviço disponibilizado ao cliente. De maneira análoga, os conceitos de UX e UI estão muito relacionados a essa ideia e são adotados pela Info para garantir sempre a melhor experiência aos clientes. 

“A Info percebeu a importância de apostar no UX e no UI e estamos trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade dos nossos produtos e o acesso a eles. A expectativa é aumentarmos a satisfação dos nossos clientes, nossas vendas, a competitividade no mercado e os resultados da marca como um todo”, conta Cássio Maia, diretor de negócios da Info. “Quando eles são aplicados em todos os estágios da jornada de compra dos usuários, é possível evitar erros e fazer com que os processos da empresa sejam realizados com muito mais eficiência e praticidade”, continua ele. 

Ambos UX e UI são métodos de interação entre os serviços e produtos de uma empresa, com algumas diferenças entre eles. A profissional em Designer UX e UI da Info, Luísa Lourandes, explica um pouco melhor sobre essas áreas: “Acredito que UX/UI é a área do futuro. O web design não é mais pensar em um desenho de uma interface bonita, é sobre se colocar no lugar do usuário, pensar em toda a trajetória dos nossos clientes dentro do nosso produto e focar fielmente para que ele se sinta feliz depois de toda a experiência”. 


O termo UX vem de User Experience, ou Experiência do Usuário. Trata-se, basicamente, de como uma pessoa se sente enquanto usa qualquer produto ou serviço digital que a empresa oferece. Está relacionado também à sensação dessa pessoa depois de usar o produto e consiste em uma interação entre um humano e um computador, buscando envolver as emoções e atitudes de uma pessoa quando interage com a empresa, seus produtos, serviços, sites, aplicativos etc.

“UX é entender que a vivência, as dores e a felicidade daquela pessoa influenciam na forma que nosso produto deve ser projetado. É quase criar, de forma personalizada, um software que entenda todas as necessidades de quem o usa. Para conseguir uma boa usabilidade, normalmente criamos uma análise de persona, realizamos pesquisas e ferramentas para justificar cada ação dentro do nosso site/app. O UX Designer é o responsável por trás daquele app ou sistema que, assim que você termina de usar, te faz pensar ‘uau, isso foi muito fácil! Vou recomendar para outras pessoas’”, explica Luísa. 

Já o termo UI vem de User Interface, que significa Interface do Usuário. A ideia do UI é guiar o usuário pela sua aplicação durante o tempo em que ele a usa. O seu objetivo é fazer os usuários interagirem do modo mais eficiente possível e completarem suas metas, sendo que a máquina fornece feedback e auxilia o usuário na sua tomada de decisões. Se o site não guiar os usuários da forma correta pela interface, eles dificilmente tomarão as ações certas.

“UI se trata da parte mais visual. Projetamos telas, pensamos desde o momento que o usuário faz o login até ele realizar uma compra e estudamos as melhores opções para um design limpo e intuitivo. Aqui tentamos não só nos colocarmos no lugar do usuário, mas também guiar para que ele não fique perdido, para que ele consiga alcançar seu objetivo sem problema algum. Gosto muito dessa parte, porque é aqui que pensamos em acessibilidade também”, acrescenta Luísa. 

Desse modo, a Info está sempre buscando oferecer o melhor atendimento possível aos clientes, apostando em diferentes estratégias para isso, principalmente com o lançamento do novo Locavia Mobile, Locavia CarSubs e, em breve, a nova plataforma do sistema LOCAVIA. “Com um profissional de UX/UI na Info, acredito que teremos muitas mudanças positivas: primeiro, com um design pronto para os nossos produtos, os desenvolvedores têm um ponto de referência e valorizamos mais seus trabalhos. Além disso, poderemos entregar a melhor opção para os modelos de negócios, Carro por Assinatura e Gestão de Frotas”, finaliza. 

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