Impulsionado por híbridos, Brasil emplacou 103 mil carros eletrificados no primeiro semestre

Resultados da Anfavea de janeiro a junho de 2025 mostram crescimento de 41% do segmento em relação ao ano anterior.

A Anfavea revelou o balanço de junho e o consolidado semestral dos emplacamentos de veículos leves e pesados eletrificados no Brasil. Tais carros ganharam mais espaço, com destaque para os modelos híbridos e de marcas chinesas.

Entre janeiro a junho deste ano, o Brasil emplacou 103.946 carros eletrificados (elétricos, híbridos e híbridos plug-in), crescimento de 41% em relação ao mesmo período de 2024.

No primeiro semestre de 2025, os carros híbridos foram os mais emplacados, com 43.727 unidades, representando 3,9% do total de emplacamentos no Brasil.

De híbridos plug-in foram 40.575 unidades emplacadas (3,6% do total), enquanto os elétricos representaram 2,7%, com 30.483 licenciamentos.

Durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 7, o presidente da Anfavea, Igor Calvet, considerou o crescimento dos emplacamentos de carros híbridos como “sustentável” e “constante”.

Emplacamentos de carros eletrificados em junho

Apenas no mês de junho, os emplacamentos de carros híbridos foram de 8.448 unidades, o que representa 4,2% dos emplacamentos do mês. O resultado é quase o dobro de junho de 2024, quando foram vendidos 4.313 veículos híbridos.

Já nos híbridos plug-in chegaram a 7.081 unidades emplacadas em junho deste ano, com participação de 3,5%; enquanto os veículos elétricos representaram 2,9% do total, com 5.847 emplacamentos.

Importações crescem, carros chineses se destacam

No primeiro semestre de 2025, as importações aumentaram 15,6% em relação a 2024, chegando a 228.500 unidades. Os modelos chineses representam 6% dos emplacamentos no semestre.

Os carros chineses se destacam em junho, com alta de 43% este ano em relação a junho de 2024. A Anfavea ainda chamou a atenção para o número de 111 mil veículos em estoque em junho.

“Talvez os emplacamentos não tenham acompanhado o ritmo de a importação e o estoque dos eletrificados (elétricos, híbridos e híbridos plug-in). A importância de olhar pra isso é que começamos a ter questões de mercado porque o estoque precisa ser consumido”, completou Calvet.

Em relação à chegada das montadoras chinesas, como a GWM, GAC e a recente abertura da fábrica da BYD, na Bahia, Calvet disse ser contra ao pleito de benefícios fiscais da produção SKD e os riscos de impacto à indústria nacional.  

“Falar em SKD e CKD em alto volume é ir contra o processo de industrialização do país. Viabilizar investimento em grande volume por meio de SKD e CKD é perpetuar um movimento de baixa sofisticação tecnológica e a baixa geração de emprego.”

Balanço de caminhões elétricos

Os caminhões elétricos têm participação ainda menor. Entre janeiro a junho de 2025, foram emplacadas 519 unidades. No mês de junho foram 75.

Em relação a janeiro e junho do ano passado, o emplacamento de caminhões elétricos cresceu 25%. Em 2024, o primeiro semestre somou 414 unidades.

Fonte: Automotive Business

Você precisa de um sistema moderno e intuitivo
para fazer a gestão completa do seu negócio?
Converse com a Info!
Já é cliente Info? Escolha com qual setor deseja se comunicar e
veja todos nossos meios de contato