Plano estratégico do fabricante alemão prevê foco em novas tecnologias e mobilidade.
O Grupo Volkswagen revelou detalhes de seu novo planejamento estratégico para os próximos anos. O plano reúne 10 tópicos centrais e se baseia em quatro pilares: plataformas, bateria e soluções de recarga, software e mobilidade.
“Estamos progredindo bem e a um ritmo mais rápido do que planejamos. Atingimos marcos importantes e realizamos parcerias de sucesso”, declarou Oliver Blume, CEO da Volkswagen.
Novas plataformas serão lançadas até 2025
Além de fornecer a base MEB para a Ford, o Grupo Volkswagen também negocia uma parceria com a Mahindra. A fabricante indiana pretende utilizar partes importantes da base eletrificada, como motores e células.
A evolução da MEB será lançada em 2025. Trata-se da plataforma MEB+, que estreará com mais autonomia e eficiência 10% maior. A promessa é de que os modelos feitos sobre essa base poderão ir de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos e obter carga completa em menos de 20 minutos.
A base MEB+ fará sua estreia em modelos de entrada da marcas Skoda e Cupra. O recém-apresentado Volkswagen ID.GTI também será construído na plataforma.
Um ano antes, em 2024, o grupo lançará a plataforma PPE (Premium Platform Electric). Desenvolvida por Audi e Porsche, a base promete autonomia acima de 600 km e tecnologia inovadora de bateria de 800V.
O Audi Q6 e-tron será o primeiro projeto feito sob a nova base.
Enquanto isso, a VW trabalha em conjunto com a PowerCo para aprimorar o desenvolvimento e produção de células de baterias. Assim, a montadora poderá desenvolver carros elétricos a custos bem inferiores aos da concorrência.
Leasing de bikes e locação de veículos estão nos planos
As soluções de mobilidade também receberão atenção por parte do Grupo VW. A Volkswagen Financial Services confirmou que investirá na Bike Mobility Services (BMS), subsidiária da Pon, maior fabricante de bicicletas do planeta.
A BMS tem marcas conhecidas no setor de bikes, como Business Bike, Lease A Bike e B2Bike. A ideia é ampliar o serviço de leasing de bicicletas oferecido pela Volkswagen para o mundo inteiro, com foco nas regiões de Europa e EUA.
O conglomerado alemão também pretende aproximar seus laços com a locadora de veículos Europcar.
Ambas têm uma plataforma que oferece serviços como a locação de automóveis e scooters elétricos e até informações sobre transporte público. Após a realização de um projeto piloto na Áustria, a intenção é expandi-la para outros mercados europeus.
Fonte: Automotive Business