Lembra do Chaves no episódio do suco? Esse é de laranja, mas tem gosto de limão e tamarindo? É mais ou menos isso que acontece com o novo SUV da Chevrolet, que é chinês, parece o Renegade, mas é elétrico e vai competir com o Dolphin da BYD: o Baojun Yep Plus ou Chevrolet Spark.
Conheça o modelo que já está em fase de testes no Brasil e deve ser vendido por aqui ainda em 2025.
O Chevrolet Spark chega para ampliar o portfólio de eletrificados da marca no país, acompanhando os Blazer EV e Equinox EV. Só que o Spark é um pouco diferente. Ele é fruto da parceria entre a GM com a sua marca chinesa Baojun.
Trata-se de um modelo global derivado de outro chinês, o Daewoo Matiz, o carro mais barato da marca em diversos mercados.
O site GM Authority teve acesso a imagens em um porto da Coreia do Sul e revelou que o modelo terá o nome Chevrolet Spark EUV posicionado no canto inferior esquerdo da tampa do porta-malas. No outro lado, a inscrição Activ s para os carros mais “aventureiros” da Chevrolet.
O plano da montadora é fazer o mesmo com outros carros: desenvolvê-los na China, mudar o nome para outros mercados, e fazer algumas adaptações . Foi assim com o Baojun 530, rebatizado como o novo Captiva e o Baojun 510, chamado de Groove.
Com isso abastece principalmente mercados considerados emergentes da América Latina, Ásia e Oriente Médio. No Brasil ele vai concorrer com os maiores sucessos de vendas de eletrificados no país: os carros da BYD (Dolphin e Dolphin Mini).
O Chevrolet Spark EUV
O Spark tem uma proposta urbana, com personalidade e praticidade. Ele carrega a mesma competitividade chinesa, então podemos esperar um veículo com boa autonomia, com design interno minimalista.
À primeira vista, o novo SUV da Chevrolet lembra um Renegade, mas as semelhanças terminam no visual. Começando pela motorização 100% elétrica que não se vê no SUV da Jeep.
O chinês conta com um propulsor traseiro de 102 cv de potência, associado a uma bateria de íons de lítio com 41,9 kWh e autonomia prometida de 400 km.
Ele também é menor, medindo 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura. 1,73 m de altura e com um entre-eixos de 2,56 m. A título de comparação, seu tamanho é semelhante à primeira geração do Hyundai HB20.
Quanto aos itens de série, o modelo é vendido na China com central multimídia e painel de instrumentos com 10,25 polegadas cada, sistema de segurança ativa e câmeras 360 graus.
Fonte: Garagem 360º