Com o avanço das vendas de carros 100% elétricos, as marcas vão anunciando seus planos para futuro. E a Fiat decidiu fazer um movimento bem importante com relação a isso. A montadora italiana anunciou que irá vender apenas veículos de eletrificados no Reino Unido. Tal medida já começa a valer no mês de julho. Veja!
O anuncio foi feito pela marca do dia 30 de maio. Segundo a fabricante, carros que não possuem algum tipo de eletrificação não serão comercializados mais a partir do dia 1º de julho. Ou seja, somente estarão disponíveis para compra veículos híbridos e elétricos. Este é um passo importante rumo à eletrificação total da linha.
A marca do grupo Stellantis já divulgou os planos para o futuro. A partir de 2027, a Fiat só venderá carros elétricos no mercado europeu. Lembrando que o plano do grupo norte-americano é justamente ter todas as vendas centradas em carros elétricos até o fim da década atual no Velho Continente.
Sem falar que empresa pretende ser livre de emissões de carbono até 2038. E a venda de carros eletrificados da empresa da Itália vem aumentando no Reino Unido.
No ano passado, foi visto um aumento de 88,3% nas vendas de carros totalmente elétricos (BEVs). Pensando em carros híbridos, este crescimento foi de 43% (HEVs) e 18,5% (MHEVs).
“Este passo na história da Fiat marca um ponto crucial em nosso compromisso de fornecer soluções de mobilidade acessíveis e sustentáveis para todos os nossos clientes. A mudança se presta aos nossos veículos que são adequados para áreas urbanas, liderados pela popularidade do Novo 500”, diz Greg Taylor, diretor administrativo da Fiat e Abarth no Reino Unido, em comunicado.
Hoje, a montadora da Itália comercializa ambos os tipos de motores eletrificados. O motor 1.0 Turbo (três cilindros) equipado com um sistema híbrido-leve de 12V está presente no 500 Hybrid e no Panda Hybrid. Enquanto isso, o motor turbo 1.5 Turbo (quatro cilindros) está disponível no 500X Hybrid e no Fiat Tipo Hybrid (hatch e perua).
Estes veículos possuem um sistema híbrido-leve de 48V. Enquanto isso, o 500e segue como o único carro totalmente elétrico da marca. Este nós já conhecemos. O modelo já está a venda no Brasil e vem se destacando em vários mercados pelo mundo.
Do mesmo modo que outras montadoras, a Fiat será uma empresa que venderá apenas carros elétricos. E espera-se que novos lançamentos aconteçam nos próximos anos. De acordo com a publicação especializada Autocar UK, a marca irá lançar quatro modelos até 2027. Sendo que um deles é um hatch compacto.
Este deve chegar no ano que vem. Enquanto isso, outros três crossovers serão mostrados nos anos seguintes. Todos eles já tiveram seus designs finalizados, de acordo com o CEO da marca Olivier François.
Alguns dos quatro modelos citados podem ser baseados no carro conceito Centoventi, mostrado no ano de 2019. Uma versão elétrica do 500 Abarth também deve chegar.
Por aqui, apenas a versão elétrica do Fiat 500 está disponível. O modelo custa a partir de R$ 255.990 e traz um bom nível de equipamentos (vendido apenas na versão Icon). Este veículo traz um motor que gera uma potência máxima de 118 cv e 22,4 kgfm de torque máximo. A autonomia é de 320 km.
A Stellantis anunciou recentemente que irá lançar 23 carros na América do Sul até o ano de 2025. Sendo que sete estarão equipados com sistemas híbridos. A grande novidade é que um deles deve vir com um motor movido a etanol, que contará com o auxílio de um sistema elétrico.
Fonte: Garagem 360º