A Stellantis apresentou essa semana em Amsterdã, Holanda, um ousado plano estratégico para a próxima década, que pretende alçar o grupo à posição de campeão da indústria na mitigação das mudanças climáticas. O objetivo é tornar-se uma companhia “carbono zero” até o ano de 2038 – atingindo uma redução de 50% nas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera já em 2030. Saiba detalhes em primeira mão!
Tal anúncio torna-se ainda mais relevante pelo fato de a Stellantis ser um dos principais conglomerados industriais do mundo – congrega marcas como Fiat, Chrysler, Peugeot, Citroën, Dodge, Jeep, Ram, Alfa Romeo, Lancia e Maserati, entre outras.
Pelo planejamento divulgado, 100% das vendas na Europa e 50% das vendas nos Estados Unidos serão de veículos elétricos a bateria (BEVs, na sigla em inglês) já ao final desta década.
A meta é atingir um volume anual de vendas de BEVs na casa dos cinco milhões de veículos até 2030, oferecendo ao consumidor pelo menos 75 modelos das diferentes marcas impulsionados por motor elétrico, começando por veículos dos segmentos premium e de luxo.
As primeiras novidades devem ser um SUV totalmente elétrico da marca Jeep, que será lançado no início de 2023, e uma versão BEV da picape Ram 1500, prevista para 2024.
Chamado de Dare Forward 2030, o plano visa a uma restruturação completa do conglomerado, para oferecer soluções de mobilidade inovadoras, limpas, seguras e acessíveis em todo o mundo.
“O Dare Forward 2030 nos inspira a ser muito mais do que já fomos”, afirmou o CEO da Stellatlantis, Carlos Tavares, no evento de apresentação. “Estamos expandindo nossa visão, rompendo os limites e adotando uma nova mentalidade, que busca transformar todas as facetas da mobilidade para a melhoria de nossas famílias, comunidades e sociedades em que atuamos”, destacou.
“Nossa jornada terá foco em inovação e excelência em engenharia, o que colocará tecnologiade ponta em todos os nossos veículos – desde os mais acessíveis até os de alto desempenho e luxo”, prometeu o CEO da Stellantis.
Durante o evento, a Stellantis revelou informações a respeito do chamado Projeto Atlante, de implantação de estações de carga rápida de BEVs. Já foram definidos mais de 700 pontos para a instalação dessas estações, que no futuro estarão disponíveis ao redor do mundo.
Fonte: Garagem 360º