Quem tem carro, mas não entende muito sobre mecânica precisa estar atento a algumas evidências para evitar problemas e custos maiores. Confira quais sinais indicam que o veículo tem que ser reparado urgentemente.
Todo dono(a) de carro para cuidar corretamente do seu veículo e até mesmo gastar menos com manutenção necessita estar atento aos sinais de desgaste.
Por mais que nem todo mundo tenha conhecimentos sobre mecânica automotiva (na verdade pouca gente os possui), cada proprietário(a) conhece os sons naturais e a dinâmica de funcionamento do seu veículo.
Um dos problemas que mais modificam a naturalidade ao dirigir um carro diz respeito ao desgaste no rolamento de roda.
Os principais sinais de que o rolamento de roda pode não estar em um bom estado de conservação são as vibrações e a dificuldade para manter o carro em linha reta, como orienta a NTN Rolamentos do Brasil.
Assim, é importante que o(a) condutor(a) fique atento(a) aos sinais, como vibrações e dificuldades para manter a trajetória, que indicam a necessidade da troca dessa peça.
Embora a vida útil do rolamento seja longa, as más condições das vias podem encurtar esse período exigindo a substituição do componente por um profissional especializado para evitar problemas decorrentes de má instalação.
Responsável pela fixação das rodas, discos e tambores e pela diminuição do atrito quando as rodas giram, o rolamento de roda é componente fundamental para garantir uma boa performance do veículo e a segurança dos seus ocupantes.
Desgastes ou danos na sua estrutura interna podem provocar problemas na dirigibilidade do carro e comprometer a segurança da condução.
Ao instalar os rolamentos, é importante respeitar as recomendações gerais da montagem, o aperto correto do rolamento, a geometria do eixo dianteiro do carro e verificar o balanceamento das rodas e as condições dos pneus.
Caso contrário, a condução fica comprometida com o surgimento de vibrações no volante ou no interior do veículo, aumentando dessa maneira, os riscos de danos ao rolamento como escamação e riscos nas esferas.
O aperto inadequado do rolamento alinhamento incorreto dos eixos ou o mau estado de uma ou mais peças do conjunto da suspensão (folga no conjunto do eixo dianteiro), ou ainda algum desgaste acentuado que prejudique a rigidez dos eixos.
Fonte: Garagem 360°