Digitalização e conectividade surgem como tendências da indústria automotiva para o futuro

Estudo da Salesforce aponta oportunidades que o setor ainda não explora em sua totalidade

Experiências digitais e maior conectividade devem nortear o desenvolvimento da indústria automotiva nos próximos anos. Essas são algumas conclusões do “Trends in Automotive”, relatório inédito realizado pela Salesforce, líder mundial em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM).

O estudo foi realizado para entender a “transformação histórica que o setor automotivo está atravessando”, nas palavras da própria empresa. Para entender os desafios atuais do segmento e como ele pode prosperar no mercado digital, foram entrevistados 500 tomadores de decisão de fabricantes de equipamentos originais (OEMs), subsidiárias de financiamento de automóveis e revendedores em países da América do Norte, América do Sul, Ásia-Pacífico e Europa.

“A indústria automotiva vem enfrentando pressões externas e um cenário desconhecido ao entrar no mundo digital. Aumento de preços, problemas na cadeia de suprimentos, investimentos em veículos elétricos e conectados, novas regulamentações e concorrência global estão afetando as margens de lucro”, observa Lucimary Henrique, vice-presidente para América Latina do Ignite na Salesforce, ressaltando a mudança de comportamento do consumidor.

“Somado a tudo isso, clientes que costumavam fazer compras exclusivamente no showroom querem hoje realizar transações online. Até os reparos estão se tornando digitais a partir de atualizações, corrigindo problemas que costumavam exigir a atenção de um mecânico. É uma nova era e que precisa, portanto, de novas estratégias e de um novo olhar para a experiência do cliente”, completa Lucimary. 

Digitalização é a chave para a indústria

De acordo com o relatório, as experiências digitais podem e devem evoluir. Apenas 26% das fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e 23% dos varejistas realmente acreditam que suas empresas se adaptaram bem às vendas online.

Além disso, menos de uma em cada cinco empresas automotivas acredita que suas vitrines digitais são atraentes, compatíveis com dispositivos móveis e que fornecem dados de inventário precisos. Para piorar, apenas 24% dos líderes automotivos relataram que os preços em seu site correspondem consistentemente ao que os clientes realmente pagam.

Existe aí, portanto, uma oportunidade a ser explorada, sobretudo diante do cenário apontado pela consultoria McKinsey, que apontou que 99% dos clientes estão insatisfeitos com a experiência tradicional de compra de automóveis. A maioria deseja cotações de preços online precisas e a aprovação de empréstimos de maneira simples e digital. 

OEMs investem em soluções digitais

Várias tecnologias digitais são encaradas como partes fundamentais de soluções na indústria. O levantamento da Salesforce indicou que 68% dos OEMs e 62% dos varejistas estão investindo em aplicativos de Internet das Coisas (IoT), como Apple CarPlay e dispositivos domésticos inteligentes.

Isso mostraria, enfim, que as fabricantes realmente estão preocupadas com a importância da conectividade e da tecnologia: 93% de todas as empresas pesquisadas concordaram que dados primários, como interação no site, uso no aplicativo e histórico de compras/serviços, podem ajudar a melhorar substancialmente a experiência do cliente.

Além disso, 40% dos entrevistados concordam que a digitalização de operações e o uso de dados podem ajudar a identificar empecilhos e áreas de redundância em toda a operação.

Veículos conectados abrem oportunidades

A conectividade surge como outro ponto de atenção para as montadoras. Metade das empresas consultadas disse estar “investindo pesadamente” na ativação de dados primários de veículos conectados, com investimentos em recursos de Internet das Coisas (ou IoT, da sigla em inglês) e experiência do motorista em primeiro plano.

“Dos veículos conectados aos elétricos, o futuro da indústria automotiva será impulsionado por dados e experiências digitais. Investir nas plataformas certas para explorar o potencial desses dados, criar fluxos de receita e corresponder às expectativas dos clientes de eficiência e personalização será a chave para o sucesso de agora em diante”, concluiu Lucimary.

Fonte: Automotive Business

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