Dirigir em dias de chuva pode ser algo temido por muitos condutores, afina, existem diversos riscos à segurança, como é o caso da aquaplanagem.
A aquaplanagem pode representar um grande perigo nas estradas, afinal, há chances de que o veículo saia da pista, deslize, entre outras situações ainda mais graves.
Mas então, o que fazer para ter uma condução segura em dias de chuva? Trouxemos algumas respostas para você!
Aquaplanagem representa grandes riscos para os veículos
De uma forma simples e breve, para quem ainda não entende ao certo o que é a aquaplanagem, é possível dizer que consiste na situação de um veículo perder a aderência em relação ao solo.
Isso acontece quando a pista está molhada, como em dias chuvosos, e situações similares. Ainda em dúvida do que isso quer dizer?
Em termos simples, a aquaplanagem acontece quando o veículo não consegue se manter “fixo” na pista, o que pode fazer com que ele deslize, que as tentativas de freio sejam falhas, entre outras coisas desse mesmo tipo.
Desse modo, o que acontece é que os pneus ficam “distantes” do solo em decorrência da formação de um filme de água, e é aí que está o perigo.
Aprenda a identificar quando o veículo está na aquaplanagem e veja o que fazer
É extremamente importante que o motorista aprenda a identificar quando o veículo já está em aquaplanagem, para evitar condutas que comprometam ainda mais a segurança.
Alguns sinais são:
Após identificar esses sinais, é necessário ter muita cautela para sair dessa situação da melhor forma possível. Algumas orientações são:
E o que fazer para evitar a aquaplanagem?
Existem dois pontos essenciais que devem ser observados antes de pegar a estrada para evitar situações de perigo, incluindo a aquaplanagem: o estado dos pneus e a pressão deles.
Isso porque é indispensável manter os pneus conforme as regras de segurança, bem como de acordo com a pressão indicada. Lembre-se: os pneus carecas podem ser responsáveis por grandes problemas.
Neste sentido, algumas dicas para evitar a aquaplanagem são:
Por fim, a manutenção dos equipamentos do veículo também é indispensável para ter mais segurança.
Fonte: Garagem 360º