Um novo estudo aponta uma leve queda nos preços dos carros usados em 2024. O Índice Webmotors, levantamento realizado pela plataforma, registrou uma redução de 0,32% em relação ao mês anterior.
Mas será que a hora de comprar um carro usado ou seminovo?
Carros usados ficaram mais baratos?
Apesar do percentual baixo, a redução indica um cenário de estabilidade e previsibilidade do mercado. O levantamento calcula as variações percentuais dos valores dos carros anunciados no marketplace, também mostram um cenário de estabilidade (0,0002%) na precificação dos automóveis 0KM.
“Os números de agosto refletem um cenário de previsibilidade no mercado, dentro das expectativas para o período. A variação no preço dos veículos segue o comportamento natural de oferta e demanda. No caso dos carros usados, a queda é resultado da depreciação normal desses veículos, o que já era esperado”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
O Índice Webmotors utiliza uma metodologia baseada na mediana da diferença de preço entre um mês e o mês anterior desde 2017. O intuito é assegurar uma análise precisa, robusta e confiável.
Carros usados mais vendidos
Veja os mais vendidos de agosto de 2024 (dados da Fenabrave)
2 – Fiat Palio 38.754 unidades
3 – Fiat Uno 37.784 unidades
4 – Chevrolet Onix 31,929 unidades
5 – Hyundai HB20 25.869 unidades
É um bom momento para comprar um carro usado?
Sim, mas é preciso ter atenção para não “levar gato por lebre”. Essa leve queda nos preços representa uma oportunidade para os consumidores que buscam um veículo usado ou seminovo. No entanto, é importante considerar alguns pontos antes de tomar a decisão de compra:
Pesquise
Compare os preços de diferentes modelos e anos. Hoje em dia além das concessionárias existem as plataformas para encontrar o veículo desejado em boas condições de compra.
Verifique a procedência
Nada de comprar carro sem antes avaliar o histórico do veículo de manutenção e a documentação. Uma consulta com o Renavam é o suficiente para saber se há débitos ou multas associadas ao carro pretendido.
Consulte um especialista
Não entende de mecânica? Tudo bem, o mecânico entende. A vistoria de um profissional pode custar alguns reais, mas vai ser uma economia no longo prazo. Imagine comprar um carro e só depois descobrir um defeito crônico que poderia ter sido identificado antes? A dor de cabeça vai ser maior.
Negocie
Tá barato? Pode ficar mais se você tiver disposição para negociar o preço e condições com o vendedor. Se for concessionária é melhor porque você pode negociar revisões, transferência, tanque cheio, entre outros pontos.
E você, está pensando em comprar um carro usado? Não deixe de seguir as nossas dicas!
Fonte: Garagem 360º