Carro zero ou seminovo: qual vale mais a pena para classe média e baixa

Comprar um carro costuma ser um dos principais objetivos da vida do brasileiro, mas para a classe média baixa vale mais a pena um carro novo ou usado?

Principalmente para quem viaja longas distâncias todos os dias e não quer depender dos meios de transporte tradicionais, possuir um carro é uma ótima opção.

Porém, atualmente no Brasil, o valor dos veículos é muito alto e é considerado desproporcional à renda da maioria das pessoas.

Mesmo assim, indivíduos pertencentes às classes média baixa lutam para conseguir esse benefício necessário.

Mas é preciso saber fazer a escolha certa. Então, nessa matéria, você verá algumas informações sobre zero carros novos e usados. Qual é mais adequado para pessoas de classe média baixa?

O que é mais barato, um carro novo ou seminovo?

Quando se fala em preço de carro zero ou usado, avalie não só o que você vai acabar pagando, mas também o custo-benefício que o produto vai te proporcionar.

Carros usados ​​costumam ser os mais baratos. Com zero quilômetro, um modelo seminovo costuma custar o mesmo que sua versão básica.

Isso acontece porque, ao sair da concessionária, o veículo sofre uma perda significativa de valor de mercado.

Dependendo da marca e modelo avaliados, a taxa de depreciação do uso de um carro por apenas um ano pode variar de 10% a 30%.

Portanto, muitas vezes comprar em segunda mão será mais vantajoso. Mas há outras questões que devem ser consideradas antes de tomar uma decisão tão importante.

O que deve ser observado nesta escolha?

Primeiro, quando você decide comprar um carro, precisa analisar o seu perfil como cliente e para que será usado o seu carro.

Dependendo da renda que você possa efetivamente demonstrar, o valor do financiamento que pode estar disponível pode não ser suficiente para comprar um carro novo.

Como tal, os descontos em carros usados ​​costumam ser o principal motivo para comprar um carro usado.

Outro fator a considerar quando se trata de economia é se você pode comprar um carro usado a diesel ou híbrido. Esses tipos de carros podem ter altos valores de mercado quando são novos.

Por outro lado, se você comprar um carro usado, ele precisa estar em perfeitas condições para que você possa usá-lo por vários anos.

Se você vai ficar mais de cinco anos com o mesmo carro, nesse caso, talvez seja melhor comprar um veículo novo, mesmo que custe mais.

Por fim, vale considerar que a principal vantagem de comprar um veículo zero-quilômetro geralmente é o baixo custo de manutenção, além da garantia do fabricante.

Vale ressaltar que se você pesquisar com paciência, poderá encontrar um carro seminovo com baixíssima quilometragem, o que é muito vantajoso em todos os aspectos.

Só dá para aproveitar a garantia procurando um carro seminovo com menos quilometragem, bom estado, câmera de ré e alguns meses de uso.

O que devo prestar atenção ao escolher um carro usado?

As pessoas das classes média e baixa costumam optar por carros seminovos para obter todos os benefícios mencionados acima.

No entanto, se você quiser realmente se beneficiar, ainda terá que escolher um bom carro, caso contrário, terá dor de cabeça.

O apelo de um carro usado ou seminovo está no preço e nas condições de pagamento. No entanto, existem alguns fatores que você precisa considerar antes de fechar o negócio. Portanto, ao comprar, preste atenção aos seguintes pontos:

Quilometragem

Carros usados ​​que raramente são usados ​​tendem a ter custos de manutenção mais baixos, além de serem menos propensos a ficarem presos no meio da rua.

Eficiência

Atualmente, os custos de combustível são muito elevados. Portanto, pagar um pouco mais por um veículo mais eficiente pode valer a pena, pois a economia vale o valor agregado de cada parcela.

Depreciação

Alguns modelos podem desvalorizar mais rápido que outros, fazendo com que você perca muito dinheiro na hora de revender o carro. Portanto, escolha um modelo com menos depreciação.

Preço do seguro

Nos dias de hoje, é muito difícil não ter um seguro de veículo. Suas altas taxas devem ser pagas anualmente e podem afetar seriamente seu orçamento.

IPVA

O valor do IPVA é calculado com base no preço do veículo informado no formulário FIPE. Ao comprar um carro novo ou usado, considere sempre o valor do IPVA que você precisará pagar a cada ano. Esse valor corresponde à sua renda?

Depois de conhecer os prós e contras dos carros novos e usados, lembre-se que a escolha depende do seu perfil e objetivos. Mas, em geral, um carro seminovo bem selecionado costuma ser mais adequado para pessoas de classe média e baixa.

Fonte: Mercado Automotivo

Você precisa de um sistema moderno e intuitivo
para fazer a gestão completa do seu negócio?
Converse com a Info!
Já é cliente Info? Escolha com qual setor deseja se comunicar e
veja todos nossos meios de contato