Carro que muda de cor, SUV da Sony e rival da Tesla Cybertruck são destaques na CES 2022

Maior feira de tecnologia do mundo traz novas soluções em mobilidade, avalanche de carros elétricos e forte avanço na condução semiautônoma

De 5 a 8 de janeiro, Las Vegas sediou a CES 2022, maior feira de tecnologia do mundo. Entre os 2.200 expositores, as fabricantes de automóveis e gigantes da tecnologia, como a Sony e a LG, apresentaram suas visões de como será o futuro da mobilidade.E, se depender delas, carros elétricos ultratecnológicos, motorhomes autônomos, veículos que mudam de cor e skates autônomos farão parte da nossa realidade em alguns anos. Confira a seguir os destaques da indústria automotiva na feira.

Sony

Sony Vision-S 02

Dois anos após apresentar o inusitado sedã Vision-S, a Sony revelou o conceito Vision-S 02 e confirmou que realmente está considerando produzir automóveis.

O SUV de sete lugares foi desenvolvido sobre a mesma plataforma do Vision-S ao longo dos últimos dois anos, em uma parceria com a montadora austríaca Magna Steyr, que também está por trás do Jaguar I-Pace. O carro é equipado com dois motores– um para cada eixo – capazes de produzir 546 cv de potência combinada.

Por dentro, o Vision-S 02 foca no minimalismo, mas com muita tecnologia. O display no painel é formado por três telas interativas. Os passageiros da segunda fileira também podem aproveitar as centrais multimídia alocadas nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros.

No 2º semestre deste ano, será lançada uma subdivisão para tratar apenas de mobilidade, a Sony Mobility Inc. Desse modo, o Vision-S 02 estará mais perto de finalmente se tornar um veículo de produção.

BMW

A BMW foi a montadora europeia de maior destaque na feira de tecnologia. Ela trouxe inovações para a cabine, para a carroceria, além de apresentar o novo esportivo elétrico iX M6.


Carro que muda de corLogo no primeiro dia da feira, a fabricante de Munique trouxe o iX Flow, SUV elétrico revestido por uma tecnologia chamada de E Ink, presente em e-readers como o Kindle da Amazon. Ela é dotada de microcápsulas que contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. Assim, ele pode mudar de cor em questão de segundos.
Para isso, basta o toque de um botão na cabine para que o campo de energia elétrica do E Ink faça com que pigmentos brancos se depositem na superfície da microcápsula, ou pigmentos pretos se acumulem nessa posição e deixem o carro com uma tonalidade escura.
Por ora, o BMW E Ink é apenas um conceito e será aprimorado para, no futuro, fazer parte da gama de opções de personalização dos carros da fabricante.


iX M60


Se a tecnologia E Ink no carro ainda é um conceito, o iX M60 é realidade, e fez sua estreia mundial na CES como o suprassumo da montadora ao unir a sigla i – da família de elétricos – com a sigla M – da família de superesportivos.
O SUV se beneficia da carroceria do iX, mas utiliza dois motores elétricos mais potentes do que seu irmão (que produzem 500 cv). Assim, ele gera até 619 cv no modo Sport e atinge os 539 cv nos outros modos de condução.
De acordo com a BMW, ele chega aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e sua velocidade máxima é limitada em 250 km/h. Mesmo com apelo esportivo, sua autonomia impressiona: são 450 km no ciclo EPA. As vendas do utilitário vão começar em junho nos EUA e custará US$ 105.100, cerca de R$ 594.130 na cotação atual.


Cabine de cinema


A BMW foi além dos telões que ocupam todo o painel e criou uma verdadeira sala de cinema na cabine. O sistema é composto por uma tela gigante de 31 polegadas com resolução 8K, som surround da série Diamond, assinado pela marca britânica Bowers & Wilkins, e conteúdo sob demanda da Amazon, que fornece o dispositivo Fire TV.
Na prática, o visor fica apoiado no teto e se desloca até uma posição que fique confortável para os passageiros dos bancos traseiros assistirem a tv. Esse deslocamento acompanha uma música composta por nada menos que Hans Zimmer, músico e compositor famoso por suas emblemáticas trilhas sonoras de Hollywood.
Nesse rápido processo, as persianas dos vidros se fecham e a iluminação ambiente é reduzida para criar uma atmosfera imersiva, assim como uma sala de cinema.

LG Ominipod


Conhecida pelos equipamentos eletrodomésticos, a empresa sul coreana apresentou um conceito de um motor home inteligente a um pod – uma espécie de cápsula móvel elétrica e autônoma.
Desse modo, o conceito conta com telas na cabine do veículo, um painel de instrumentos digital, eletrodomésticos, como um frigobar e uma cafeteira, e uma assistente pessoal. Configurável, ele traz diferentes modos de ambientação, como cinema e fitness.


Citroën Skate

Surfando no versátil conceito dos pods, a Citroën apresentou o Skate, o protótipo de uma plataforma elétrica e autônoma. A base do skate se trata de um pequeno robô – que promete ser interconectado a uma frota de robôs da montadora –, sustentado por quatro pods (cápsulas) nas extremidades.

O grande chamariz do skate autônomo, portanto, é a sua versatilidade. Ele pode servir de base para vários tipos de carroceria e, assim, se transformar em outros veículos que transportam pessoas ou até mesmo fazem o serviço de delivery.


Chevrolet

Silverado EV

De olho na Ford F-150 Lightening e Tesla Cybertruck, a Chevrolet apresentou a Silverado EV. A picape grande será oferecida nas versões RST e WT e as primeiras unidades devem chegar ao mercado norte-americano em 2023.


Na versão mais potente, RST, a caminhonete produz 673 cv e 107,8 kgfm de torque, que permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A autonomia é de 640 km. Para recarregá-lo, basta plugá-lo por 10 minutos em uma fonte de carga ultrarrápida para fornecer 160 km de autonomia.

Se os números de autonomia e performance são bons, o comercial deixa a desejar na capacidade de carga: a versão RST aguenta 4,5 toneladas de reboque e até 590 kg de carga. Em comparação, a Fiat Strada automática tem capacidade para até 600 kg.


Equinox EV

O reestilizado Equinox não chega no Brasil, mas nos EUA ele já recebe uma configuração elétrica. Por lá, o SUV estreará só no segundo semestre de 2023, os preços partirão da casa dos US$ 30 mil (cerca de R$ 170 mil) e o modelo terá as versões LT e a esportiva RS.
Por ora, a GM não forneceu informações técnicas sobre o Equinoxix EV, mas revelou que ele será produzido na novíssima plataforma Ultium, desenvolvida pela General Motors para veículos elétricos. Portanto, ele compartilhará a arquitetura com as picapes Silverado EV e do Hummer EV.


Tratores e caminhões do futuro

Trator que promete combater a fome

A fabricante de veículos agrícolas John Deere apresentou um trator autônomo que deve chegar aos campos ainda esse ano. Equipado com seis pares de câmeras, o 8R é capaz de detectar e calcular a distância para obstáculos em 360 graus. Um processador é capaz de identificar e classificar o objeto em 100 milissegundos. Se necessário, envia o comando e o trator para.


O 8R até tem comandos para a operação manual. Porém, segundo a John Deere, a única função do agricultor é levar a máquina até o campo e programá-la. O veículo é capaz de seguir uma rota pré-definida com precisão de 2,5 cm. Um aplicativo permite que o dono consiga monitorar o veículo e ajustar alguns de seus comandos.


O propósito do trator autônomo é “alimentar o mundo”, segundo o John Deere. Assim, o agricultor consegue exercer outras funções, enquanto o veículo cuida da plantação de forma autônoma.


Caminhão elétrico

Já a fabricante de caminhões Kenworth apresentou o T68OE, veículo pesado projetado para serviços de delivery e coleta de lixo, por exemplo. Ele traz duas opções de carroceria para os clientes: a de um trator e de um caminhão convecional 6×4.


De acordo com a montadora, ele é movido por um motor de 536 cv (que atinge picos de 670 cv) e absurdos 224,3 kgfm de torque entregues de forma instantânea. Ele não passa dos 105 km/h e tem autonomia de 241 km. Em três horas, é possível recarregar o pacote de baterias de 396 kWh em uma conexão de recarga de 120 kW.

Fonte: Auto Esporte

Você precisa de um sistema moderno e intuitivo
para fazer a gestão completa do seu negócio?
Converse com a Info!
Já é cliente Info? Escolha com qual setor deseja se comunicar e
veja todos nossos meios de contato