
BYD já vende mais carros no Brasil que marcas tradicionais. Veja quais as marcas a montadora chinesa já superou em vendas.
O cenário automotivo brasileiro já não é mais o mesmo. Se antes as montadoras chinesas eram motivo de torcer o nariz, hoje são sinônimo de modernidade e eficiência. Prova disso é a BYD que já vende mais carros no Brasil que marcas tradicionais como Honda, Nissan e Renault.
Os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revelam que a BYD emplacou expressivas 8.345 unidades, ficando na 7ª posição no ranking geral de vendas em Abril.
A marca chinesa superou a Honda, na oitava posição com 8.298 veículos vendidos, a Renault com 6.772 emplacamentos no mês (nona posição) e a Nissan com 6.772 na décima.
Em abril, a BYD 5,48% do mercado, ainda é menos da metade da Volkswagen, que deteve 17,53% de market share no mês.
No acumulado do ano (janeiro a abril), a montadora chinesa tem 5,38% das vendas totais (29.723 emplacamentos), mas fica na oitava posição, atrás da Honda com 5,84% (32.244 emplacamentos) – uma diferença de apenas 2.521 veículos.
Veja o ranking das marcas que mais venderam carros no mês de abril:
Marca | Vendas |
1°) Volkswagen | 26.688 |
2°) Fiat | 24.550 |
3°) Hyundai | 16.254 |
4°) General Motors | 16.017 |
5°) Toyota | 12.391 |
6°) Jeep | 9.289 |
7°) BYD | 8.345 |
8°) Honda | 8.298 |
9°) Renault | 6.772 |
10°) Nissan | 5.078 |
Ameaça real para montadoras tradicionais
O avanço da BYD não é repentino. Em 2024, a greentech já havia se posicionado como a 10ª marca mais vendida do país, com 76.402 emplacamentos, enquanto a Honda ocupava a 8ª posição com 91.450 unidades.
A expectativa é que a pressão da BYD sobre as concorrentes aumente ainda mais com o início da produção em sua fábrica localizada em Camaçari, na Bahia, previsto para setembro deste ano.
A produção nacional deve reduzir os custos de seus veículos mais vendidos no país, o Song e o Dolphin Mini, ambos já confirmados para a fabricação no Brasil.
Fonte: Garagem 360º