Leonardo Soares relembra seu legado no SINDILOC – MG

Foram seis anos à frente do maior sindicato do segmento de aluguel de veículos do Brasil. Promessas cumpridas, muitas ações realizadas e investimentos ousados. Tanto trabalho que é difícil sistematizar. Resultados de caráter prático e definidor para seus filiados, como treinamentos, cursos, descontos com fornecedores e montadoras, além de realizações indiretas, não mensuráveis, como a conscientização dos riscos do setor ou o processo educacional em torno da precificação do serviço. Sim, Leonardo Soares não será apenas uma fotografia na parede dos ex-presidentes da entidade, será um nome lembrado pela forma inovadora, organizada e profissional de uma gestão jovem e constantemente preocupada com o que realmente interessa: o associado.

“Engraçado que só assim, colocando no papel, é que a gente vê o tanto que trabalhamos e realizados. É um orgulho ver essa lista desse tamanho”, diz Leonardo Soares um pouco antes de gravar a entrevista sobre suas principais ações. É fundamental relembrar o que foi feito e entender o que isso diz do sindicato hoje e o que dirá dele amanhã. Para resumir um pouco das suas principais ações, a Revista SINDLOC-MG dividiu a conversa em dez tópicos de trabalho.

REPRESENTATIVIDADE
“Um dos papéis fundamentais do SINDLOC-MG é da representação. Nesses seis anos, a gente aprimorou esse trabalho, nos aproximando de importantes entidades representativas, como o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Locação no Estado de Minas Gerais – Sintral-MG, discutindo anualmente, com muito diálogo, as convenções coletivas de trabalho. Também nos aproximamos da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A gente fez questão de participar de fóruns de turismo municipal e estadual, reforçamos nossa presença e fortalecemos nossa cadeira com uma voz atuante nos encontros do setor turístico. O sindicato realizou reuniões importantes com o Detran-MG, DER-MG, BHTrans, e com o Comitê Organizador da Copa de Mundo de 2014. Esteve próximo e até sugeriu soluções para problemas comuns do segmento com a Polícia Civil e a Delegacia Especializada de Investigação de Furto e Roubo de Veículo”.

ADMINISTRAÇÃO
“Fomos muito cuidadosos e sistemáticos na administração da empresa SINDLOC-MG. Elaboramos Planejamento Estratégico, criamos comissões para debates internos da diretoria e para constantes diálogos com pontos importantes de trabalho, como interiorização, comunicação, área comercial. Todas as áreas do sindicato eram regidas por uma comissão que colaborava na tomada das decisões. Tivemos uma preocupação constante com a gestão financeira da entidade. Fizemos o Conselho Fiscal funcionar na prática e se tornar atuante. Com reuniões trimestrais, o conselho fazia um pente-fino nas contas. As reuniões eram realizadas com seus membros, a tesouraria, o presidente e a equipe de contabilidade. Nossa visão sempre foi a de gerir cautelosamente a verba do sindicato que nada mais é do que o dinheiro do associado. É para ele, para o associado, que estamos aqui. Implantamos um software capaz de gerir todo o SINDLOC-MG, integrando todas as áreas, agilizando os atendimentos aos associados e sistematizando todos os trabalhos cotidianos.

Criamos um manual de atribuições, onde é descrito detalhadamente a função de cada funcionário, de cada ocupação do sindicato, atrelando a isso sua política de remuneração. Implantamos processos administrativos, com passo-a-passo de como cada tarefa deve ser realizada. Por exemplo, no caso de uma inadimplência existem regras, cronograma e formas de atuar. A qualificação da equipe foi outro desafio cumprido. A nossa Gerente Executiva, Rejane Ribeiro, participou de diversos cursos, com temáticas como estudos sindicais, excelência em gestão, além dos cursos oferecidos pelo próprio sindicato que contou com a participação da nossa equipe administrativa”.

COMUNICAÇÃO
“A comunicação também foi outro importante ponto na nossa gestão. A gente sempre se preocupou muito em como e onde se comunicar com nossos associados. Foi um trabalho de buscar formas e modelos capazes de se fazer ser ouvido, dos empresários, colaboradores, fornecedores do setor, entender nossas ações e potencializar todo o nosso trabalho. Trabalhamos, portanto, muito pesado nisso. Modernizamos nosso portal e agora o associado tem informações especializadas sobre o mercado diariamente no nosso site. Depois investimos na comunicação via redes sociais, com a criação do Facebook e Twitter, passando a interagir e ouvir um público que talvez a gente nunca tivesse contato. Criamos as newslatter com um resumo das mais importantes notícias do segmento na quinzena. Criamos a web.TV que é um projeto muito valiosos e do qual eu me orgulho muito porque além de atuar no modelo mais funcional da comunicação atual, via vídeo, a web.TV criou um histórico audiovisual das ações do sindicato. Daqui a 10, 20 anos, a gente vai ter acesso a evolução do sindicato por vídeo, além de conhecer as dicas e relembrar importantes eventos de um determinado momento histórico da entidade. Fizemos uma grande reformulação estética e jornalística na nossa revista, com informações mais ágeis e aprofundadas, sobretudo, sobre os riscos do nosso negócio, esclarecendo aos leitores as dificuldades e apresentando soluções para problemáticas do segmento. A Revista SINDLOC-MG expandiu seu espaço para seus anunciantes e comprova, a cada edição, sua eficiência e resultado no investimento publicitário das empresas parceiras. Por fim, criamos um maior diálogo com nossos associados que passaram a ter mais vozes e emitirem mais opiniões nas principais reportagens da publicação”.

CAPACITAÇÃO
“A capacitação talvez tenha sido uma das maiores bandeiras do meu mandato. Com grande apoio da diretoria, a gente não mediu esforços para profissionalizar o setor e, com isso, realizamos um grande número de palestras, eventos, debates, cursos e treinamentos que envolviam empresários e colaboradores das empresas associadas. Foram seis cursos em média por ano, com formação e capacitação de mais ou menos 200 pessoas a cada 12 meses. É um número impressionante! Cursos de assuntos que envolviam questões teóricas e práticas: atendimento, contabilidade, manutenção de veículos, assuntos tributários, jurídicos. Destaco entre eles o curso de inglês. A gente montou turmas que duraram um ano e meio! Tamanho foi o sucesso desse projeto que muitas empresas adotaram o modelo e o realizam, em parceira com o SINDLOC-MG, no modelo in company.

Em 2014 realizamos o mais ousado plano de capacitação da história do SINDLOC-MG, o Programa de Capacitação Profissional – Procap. Nos moldes de uma pós-graduação, o Procap teve 96 horas/aula, iniciado em fevereiro e encerrado em junho, sendo organizado em quatro módulos, com quatro matérias cada módulo. Construímos as ementas de cada matéria, fizemos a sistematização do processo de ensino, organizamos o conteúdo de cada disciplina, selecionamos os instrutores com experiências teóricas e práticas. Tivemos incríveis retornos com aplicabilidade imediata nas empresas e uma repercussão nacional, sendo replicado em outras entidades pelo Brasil”.

COMERCIAL
“Durante a nossa gestão, percebemos a importância de criar um departamento comercial no sindicato, com o objetivo de identificar, prospectar e fazer um corpo-a-corpo com as locadoras ainda não associadas para mostrar o trabalho realizado pelo SINDLOC-MG e a importância de fazer parte de uma entidade de representação de classe. Desenvolvemos kit visita e itens de comunicação direta tendo como um dos principais objetivos o de ir até o interior de Minas Gerais. Esse mesmo profissional que atua no atendimento as locadoras, também atua no atendimento aos parceiros e fornecedores. Veja: o departamento comercial, tendo contato constante com os associados, consegue perceber melhor as necessidades do mercado e atuar de forma mais eficaz na busca de parceiros capazes de oferecer soluções. Isso foi muito importante para o SINDLOC-MG”.

PARCERIAS
“O SINDLOC-MG tem, tradicionalmente, uma parceria muito importante com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis – Abla, e ao longo desses seis anos, a gente só fortaleceu isso, criando espaços para diálogos e promovendo eventos em conjunto, como lançamento de anuários, realizações de cursos e parcerias em negociações com fornecedores, montadoras e parceiros. A gente também se fez muito presente na fundação da Federação Nacional das Empresas de Locadoras de Veículos Automotores – Fenaloc. Reforçamos nossas aproximações com entidades como Câmara de Dirigentes Lojistas, Sebrae, Fórum Parar, Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais – Abav, Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, trocando ideias e informações sobre o segmento turístico com essas entidades”.

EVENTOS
“O SINDLOC-MG também sempre realizou muitos eventos com o objetivo de criar possibilidades de network com associados e parceiros do setor. Eu destaco a realização do 4º Grande Encontro, em Araxá, que reuniu mais de 400 pessoas, com palestras de alto nível e programação social com grande participação de todos os presentes. Transformamos nossa festa de final de ano em um dos mais procurados eventos da entidade. Levamos associados, em parceria com alguns fornecedores, para curtir grandes shows como Kid Abelha, A-ha, Skank, etc. A gente sempre valorizou isso também: os momentos de descontração, com muita alegria e interação”.

PROFISSIONALIZAÇÃO
“A gente trabalhou muito a questão da profissionalização do setor. Combatemos em tom educacional e didático as tarifas predatórias do mercado, que não é bom para ninguém, nem para o cliente. Fizemos encontros, produzimos conteúdos que explicava formas de precificação e atuamos junto a muitas empresas que não sabiam como precificar seus serviços. Trabalhamos muito no combate ao furto e roubo de veículos e também no combate ao estelionato, que é um grande problema do nosso setor. Agimos na conscientização da importância da união do setor, mostrando para os associados como atuar de maneira ética e profissional. Esclarecemos constantemente os riscos do negócio e como agir diante deles, minimizando os prejuízos e maximizando as oportunidades”.

NOVA SEDE
“Uma das grandes ações dessa diretoria foi a mudança para a nossa nova sede própria, proporcionando mais conforto, mais capacidade de atendimento aos associados e ampliando as possibilidade de realização de treinamento e encontros. Talvez esse projeto seja uma das coisas que mais nos orgulha. E isso só foi possível graças a organização financeira do sindicato. Fizemos um excelente negócio, tanto na venda da antiga sede como na hora de adquirir a nova”.

PARCEIROS
“O SINDLOC-MG trabalhou pesadamente a união com os fornecedores do setor, buscando ter toda a cadeia do nosso processo de trabalho sendo oferecida com parceiros fidelizados, capazes de atuar com ações que oferecessem grandes oportunidades para as locadoras. Montadoras, instituições financeiras, seguradoras, empresas fornecedoras de acessórios, pneus, transportadoras, planos de saúde. A gente fortaleceu essa busca por parcerias. O interessante é que as empresas auto se fidelizam com a gente, até porque é um processo de ganha-ganha. É bom para as empresas, para o sindicato e para os associados. A gente sabe que o SINDLOC-MG é uma excelente ferramenta de venda para esses parceiros e um excelente gerador de oportunidades para as empresas fornecedoras”.

PRÓXIMA GESTÃO
“Desejo que o nosso novo presidente e a nova diretoria tenham enorme sucesso, que aperfeiçoem todas as ações feitas e implantem as novas ações. Nosso setor está passando por um momento turbulento, mas eu nunca deixei de acreditar na força desse segmento, no potencial de crescimento e, com essa nova diretoria, qualificada e formada por profissionais de primeira, de muita visão de negócio, vai ter um sucesso muito grande. Contem sempre comigo, terão todo o meu apoio e, claro, estarei sempre à disposição do SINDLOC-MG”.

Da Revista SINDLOC-MG.

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