A gestão de frota é a administração de todos os elementos que envolvem um veículo: combustível, prevenção mecânica, vistorias constantes, controle de multas e impostos, parcelas e muitos outros.
Um bom gestor de frota de veículos de uma locadora deve estar atento às boas prática, métodos e soluções capazes de tornar esse processo mais eficiente.
Logo, com a implementação de técnicas efetivas e estratégias bem definidas é possível garantir vários ganhos como, por exemplo: aumentar a produtividade, garantir a integridade geral dos veículos e economizar quantias significativas de dinheiro e recursos.
Mas se você ainda não se sente um gestor 100% preparado e/ou deseja aprimorar ainda mais as suas competências profissionais, aqui vão algumas dicas para você alavancar ainda mais a sua locadora de veículos.
Confira abaixo:
A gestão de frota é a administração de todos os elementos que envolvem um veículo.
Com o gerenciamento é possível entender o comportamento da frota e tomar decisões estratégicas baseadas em dados.
As empresas podem ter maior controle de tudo sobre a operação, desde a disponibilidade dos veículos e seus abastecimentos, até a análise da rentabilidade de cada veículo.
Geralmente todo o controle é feito através de sistemas informatizados – softwares – e dão a possibilidade de administrar seus veículos de maneira simples, efetiva e muitas vezes de forma remota.
Administrar sua frota levará mais vantagem competitiva ao seu negócio, pois, além de assegurar o acesso mais preciso aos seus gastos, também pode diminuir a chance de sofrer com problemas mecânicos.
As multas também devem ser controladas através da gestão.
Tendo a posse das informações sobre o prazo de pagamento, valores, e demais fatores que envolvam as ocorrências, inclusive para recorrer.
Será importante não só o monitoramento da frota, mas também o treinamento da equipe designada para tal serviço, pois assim haverá o domínio das métricas importantes a serem acompanhadas.
O que faz um gestor de frotas?
Um gestor de frota de veículos deve entender que o comportamento da frota e as tomadas de decisões estratégicas devem ser feitas baseadas em dados.
Com um gerenciamento eficiente, as empresas podem ter maior controle de tudo sobre a operação, desde a disponibilidade dos veículos, seus abastecimentos, as manutenções preventivas e corretivas necessárias e até a análise da rentabilidade de cada automóvel.
Geralmente todo o controle é feito através de sistemas informatizados, os chamados softwares.
Para ter a boa gestão da frota é preciso controlá-la de forma precisa e, para isso, nada melhor do que ferramentas práticas e que dão a possibilidade de administrar seus carros de maneira simples, efetiva e muitas vezes de forma remota, nada mal não é mesmo?
Ah! E quando a gestão de frotas é bem feita, fica bem mais fácil de descobrir se algum processo não está dando os resultados esperados e, consequentemente, ver o que é possível fazer para que todo o potencial da sua frota seja aproveitado.
Dessa forma, você não perde tempo, oportunidades e ainda traz mais ganhos para a empresa!
Ao elaborar uma Política de Gestão de Frotas, comumente conhecida como um guia com todos os processos de forma mapeada, você terá em suas mãos o acompanhamento e o melhor gerenciamento por meio da padronização dos processos.
Tal política de gestão de frotas atua como complemento à melhoria no que se refere ao controle operacional da própria gestão dos veículos.
Com a política firmada, a gestão passa a ser bem mais estratégica e deverá ser utilizada para estabelecer regras, que beneficiam tanto os usuários da frota, quanto a própria instituição.
Ah, mas não se esqueça de prezar pela objetividade e clareza neste documento, pois só assim todos terão acesso fácil a ele e, também, um bom entendimento sobre o que ele diz e significa.
Aqui, o ditado que mais se encaixa é “o combinado não sai caro”, entende? E, com isso, você consegue-se atingir um dos principais objetivos da gestão de frotas: a redução de custos.
Para realizar o gerenciamento de frota com primazia é fundamental ter a demanda bem clara e mensurada para atendê-la da melhor forma possível.
Para isso é necessário conhecer bem os seus veículos e se eles atendem aos desejos e necessidades de equipamentos por parte dos clientes como, por exemplo: o ar-condicionado, blindagem, teto-solar, câmbio manual ou automático, dentre outros.
Tendo conhecimento do que sua frota tem a oferecer ao seu cliente você pode ganhar mais – financeiramente falando – com isso.
Um exemplo claro são os veículos completos e blindados, que costumam ter seu valor de aluguel mais alto por oferecer maiores benefícios, mas nem sempre a sua locadora irá demandar automóveis com tais características.
Desenvolver parcerias com fabricantes pode tornar-se um diferencial econômico importante.
E, mesmo que isso limite o poder de escolha do cliente, dificilmente haverá falta de demanda.
Isso porque os contratos com fabricantes de automóveis são capazes de reduzir os custos, principalmente quando os veículos são adquiridos em grande volume e ofereçam os modelos de carro mais requisitados pelos possíveis clientes, assim como os acessórios que serão disponibilizados com eles.
Além disso, quando os veículos estiverem depreciados, ou seja, a partir do momento em que o veículo passa a não estar disponível para uso e não participa mais das atividades da empresa (cerca de 4 a 5 anos).
Ter uma parceria com um fabricante auxilia na economia na hora de renovar a frota.
Isso se dá pelo fato de a compra de veículos ser realizada com uma demanda maior, de acordo com o gerenciamento e conhecimento do local de operação e suas demandas sazonais e quais os públicos atendidos, dentre vários outros, o que favorece uma melhor oferta de valores.
Então atente-se a isso!
Ter em mãos as informações como o tamanho da frota, quilometragem e última revisão são importantes não só para o controle financeiro, mas também para que possa acompanhar a performance do veículo.
É indispensável fazer o acompanhamento dos quilômetros rodados para prever o momento das revisões periódicas e a troca dos pneus.
Dessa forma, você garante não só a durabilidade da frota, mas a segurança dos usuários, que é o fator mais importante.
Após ter este controle, outro ponto de atenção é no desenvolvimento dos contratos para prestação do serviço de locação.
Até porque, fatores como valores por diária ou quilometragem rodada, período de locação, seguro dos veículos, pagamento ou isenção de taxas, além de outros, são muito importantes e devem ser abordados no contrato.
Fonte: Vers para Locadoras