Locadoras apostam em serviço de assinatura para carros novos

Recentemente falamos sobre um novo serviço da Volvo no mercado europeu, que consiste na assinatura mensal para uso de carros novos por período contratado de 36 meses. Agora, essa modalidade acaba de chegar ao mercado brasileiro, onde as tomadoras do serviço são as locadoras, mais precisamente Porto Seguro e Unidas.

Assim como outros serviços por assinatura mensal, a proposta das duas locadoras é um carro novo por um pagamento fixo em contratos de 12, 24 ou 36 meses. Para o cliente, a vantagem sobre a locação comum de veículos é que impostos como IPVA e Licenciamento ficam sob responsabilidade da empresa, assim como seguro e manutenção do veículo. A documentação do carro também está incluída no pacote.

Outra vantagem é que o cliente pode escolher qualquer modelo e versão oferecidos no Brasil e ainda pode o veículo ser blindado, para aqueles que desejam mais segurança. Além disso, escolhe-se o período de contrato e a franquia de quilometragem, que geralmente é equivalente a 1.000 km por mês. Quem precisar de mais, pode pagar um valor extra. A contratação do serviço é menos burocrática que um plano de leasing, por exemplo, mas se exige análise de crédito.

Isso porque as empresas dizem que as mensalidades não podem ultrapassar 30% da renda mensal do cliente. O pagamento da mensalidade é feito por meio de boleto bancário. Mas, existem diferenças quanto à desistência. Na Porto Seguro, por exemplo, a multa por cancelamento do contrato é de 50% das mensalidades que faltam. Já na Unidas, a multa é equivalente a quatro mensalidades ou valor inferior a estas, se faltar menos de quatro para o encerramento do acordo.

Mas vale a pena? Os preços não são assim tão baratos quanto seria de se esperar. De acordo com a Unidas, este tipo de serviço atende quem precisa de um automóvel, mas não quer ter a posse de um. A empresa ressalta que “há um custo alto envolvido na compra e na manutenção de um veículo, por isso elas estão dispostas a pagar uma mensalidade pela comodidade”.

Na empresa, o plano de 12 meses para o Fiat Mobi é de R$ 1.200 mensais. Outro exemplo para o mesmo período é do Toyota Corolla GLi 1.8, que sai por R$ 3.500. Mas, os contratos tendem a baixar os valores com prazos maiores. Assim, este mesmo sedã médio sairá por R$ 2.800 mensais em contrato de 36 meses. Repare que nesse caso, o valor alcança R$ 100.800. Um Nissan Kicks SL sai por R$ 2.324 em 36 meses (R$ 4.185 se for blindado), enquanto o mesmo Mobi Drive 1.0 chega a R$ 1.064 mensais em três anos de uso. No final, o cliente devolve o carro sem ônus.

Na Porto Seguro, os contratos são de 12 ou 24 meses com quilometragem mínima de 25.000 km e máxima de 55.000 km ao ano. O excedente custa R$ 0,70 por km/rodado. Nesta empresa, o Chevrolet Onix parte de R$ 1.350 mensais. Esta locadora em particular possui um programa de bonificação para bons clientes, que entregam o carro em bom estado de conservação ao final do plano. Nesse caso, eles ganham de redução na franquia do seguro até isenção da primeira mensalidade se renovarem o contrato.

Nos dois planos apresentados pelas locadoras, a vantagem é que o cliente não fica preso ao veículo e assim pode trocar sempre de carro, se desejar. Para o Jurandir Macedo, consultor financeiro e professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), esse tipo de modalidade no mercado automotivo só é vantajoso para os consumidores que trocam de veículo com certa frequência, sendo o ideal em torno de dois anos. Além disso, este perfil de cliente também tem uma renda mensal condizente para cobrir os custos desse serviço.

Macedo esclarece que tem de se levar em conta também os custos com financiamento se a ideia for adquirir um carro. As taxas de juros, geralmente ficam entre 1% e pouco mais de 2% ao mês, dependendo do histórico do cliente. Na Unidas, a taxa cobrada é de 1,7% ao mês. Ainda assim, o consultor explica que se a pessoa não tem ou não quer dispor de um valor para dar entrada num plano comum de financiamento, dificilmente conseguirá fechar um contrato sem entrada.

No caso da necessidade de um veículo, o consumidor tem que colocar na ponta do lápis as suas despesas diárias. Se o uso for apenas em determinados períodos do dia ou mesmo com baixa frequência, então os serviços de transporte que usam aplicativos, tais como Uber, 99 e Cabify, são os mais indicados.

Numa conta rápida, se a pessoa gasta R$ 30 em cada corrida neste tipo de serviço e faz duas por dia útil, o valor mensal será o mesmo da assinatura de um carro. Então, realmente a vantagem ou não dependerá essencialmente da necessidade de cada um. Por enquanto, como apenas duas empresas estão atuando no mercado, sendo que a Unidas é em nível nacional e a Porto Seguro apenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro – exceto Baixada Fluminense – há pouca concorrência. Macedo explica que serviços por assinatura estão aumentando e que as taxas caem quando surge uma nova empresa no setor.

Por Exame

Você precisa de um sistema moderno e intuitivo
para fazer a gestão completa do seu negócio?
Converse com a Info!
Já é cliente Info? Escolha com qual setor deseja se comunicar e
veja todos nossos meios de contato