Infosistemas se reinventa na pandemia e compartilha bons resultados

Demissão em massa, suspensão de contratos de trabalho, adiamento de contratações e promoções foram alguns dos efeitos causados pela pandemia nas empresas. Na contramão da crise durante a pandemia, a Infosistemas mantém 100% da sua equipe em home office, com salários em dia, segue ampliando seu quadro de funcionários e já ultrapassa a contratação de 80 colaboradores.

Líder no mercado de mobilidade e com expertise na gestão inteligente de veículos, a empresa mineira aumentou em 10% seu headcount e ainda promoveu alguns dos seus colaboradores por meritocracia. A avaliação dos primeiros 90 dias de quarentena, mostra um ganho de performance de 15% e uma queda de 60% no pagamento de horas extras. “Há uma agradável surpresa na produtividade do time da Info, nesse período de pandemia. Nossa equipe é muito resiliente e está sempre pronta a se adaptar às necessidades. Esse dinamismo sempre esteve presente em nosso DNA”, afirma o CEO da Infosistemas, Marcelo Alvarenga.

Mesmo sendo comum o trabalho home office no segmento de TI, havia ainda algumas preocupações e inseguranças com a questão de ter 100% do time trabalhando fulltime neste modelo, pontua o diretor Gustavo Maia. Porém, com o auxílio de algumas ferramentas de reuniões remotas foi possível manter o foco, o engajamento e a integração do time. “Estamos realizando reuniões semanais com os SCRUM Masters, a fim de manter todos na mesma página sobre a evolução de cada squad de trabalho. Além disso, seguindo as boas práticas do SCRUM, as reuniões diárias, famosa Daily, ocorrem sem falta para cada squad”, acrescenta o responsável pela área de projetos da Info.

O aumento da performance da equipe foi notado nesse período, considerando a redução do estresse em função de trânsito, deslocamentos e horário. “Com esta otimização do tempo, percebemos que os colaboradores estão tendo mais tempo para suas famílias e lazer. Isto tem refletido diretamente na disposição e no clima das equipes. Acreditamos que este seja o principal motivo do crescimento da produtividade”, enfatiza Gustavo.

#Demandas – Comparado ao primeiro trimestre de 2020, a demanda de serviços manteve-se na Info. No entanto, com a pandemia o nível de cobrança dos clientes aumentou consideravelmente. “Com a recessão da economia e a insegurança que paira sobre todos, temos que nos empenhar mais em mostrar o quanto nosso trabalho é essencial, aumentar o nível de excelência no atendimento e nas entregas, o que acaba resultando em aumento de serviço. Entretanto, essas ações têm contribuído muito com a transparência que sempre buscamos manter com nossos clientes e parceiros”, compartilha Gustavo.

O diretor da Info acredita que sempre podemos tirar algo de bom das experiências que vivemos, por mais difíceis que elas sejam. Resiliência, vontade de se reinventar para fazer as coisas acontecerem, além da quebra do paradigma sobre o modelo de trabalho home office são os principais pontos destacados por ele.

#Gestão – Procurando sempre empreender uma melhor gestão, a Info formatou uma rotina de trabalho bastante satisfatória. À frente da área técnica, Mário Vitor Torre, desenvolve reuniões rápidas para passar as metas do dia. Com a troca de experiências entre os colaboradores, evita a comunicação falha, o retrabalho e toma conhecimento não só das dificuldades em relação às tarefas, mas também das adaptações necessárias ao trabalho realizado em casa.

Para minimizar o excesso de trabalho, má gestão do tempo e até mesmo a estafa mental, foi adotado o ponto eletrônico externo, um software desenvolvido pelo próprio time com o principal objetivo de ajudar os colaboradores gerenciarem o tempo, enviando mensagens que sinalizam o início e o final do expediente, bem como os intervalos. Um café virtual foi implementado para que a equipe possa rever e bater um papo com os colegas, mesmo que virtualmente. “Creio que esta experiência está provando que o trabalho em casa pode ser feito com excelência e produtividade. Mas não podemos dispensar aquele contato que nos faz sentir parte de uma grande família”, frisa.

A sinergia nas áreas comercial e no marketing também foi mantida, mesmo com o isolamento social. A equipe permanece engajada e muito comprometida com as tarefas do dia a dia e, totalmente, focada em cada desafio lançado, de acordo com Cássio Maia. O diretor se diz muito satisfeito e feliz com a produtividade, empenho, responsabilidade e a adaptação ao modelo de trabalho em home office.

Em plena pandemia, cada integrante da equipe, conseguiu se reinventar e gerar resultados, contribuindo para o constante crescimento da Infosistemas. “O trabalho realizado até agora tem sido, com toda certeza, muito satisfatório. Estamos com a operação a todo vapor, conseguimos converter muitos leads, resultado do trabalho excepcional da nossa equipe e também em virtude do aumento do número de demandas”, destaca Cássio.

De acordo com ele, nesse período de pandemia, as empresas de TI estão sendo mais requisitadas por ofertarem soluções que podem contribuir com a gestão efetiva de negócios de diversas verticais do mercado. “As empresas começaram a olhar mais para seus processos internos e perceberam que a organização de suas áreas, aliada a uma gestão bem feita, pode auxiliar na redução de custos e trazer maior rentabilidade. Nesse novo contexto, a Info disponibiliza ao mercado o Locavia, um sistema com diversos acessórios e integrações, que permite o controle das atividades e a avaliação de resultados de locadoras de veículos e empresas que atuam com o gerenciamento de frota”, ressalta.

Já o time do pós venda, permanece atendendo com excelência em um nível totalmente diferenciado, além da atuação em várias frentes: na parte de consultoria, capacitação, atendimento ou na implantação de novos projetos, visando sempre o sucesso do cliente.

#Pós pandemia – O mundo não será mais o mesmo pós-pandemia, na visão do diretor Gustavo Maia. O relacionamento humano e social terá uma representação muito mais forte no dia a dia, pequenas coisas como um aperto de mão, um abraço, almoçar com o colega de trabalho ou, até mesmo, uma reunião presencial serão mais valorizados.

A experiência de trabalhar em casa, no isolamento, servirá como base para a Info validar o melhor modelo de trabalho. “O cenário ideal ainda precisa ser testado, mas a pandemia nos encorajou a avaliar esse modelo assim que possível”, completa o CEO Marcelo Alvarenga.

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