Pilotar com capacete no braço é proibido

» Postado por em mai 9, 2013 em Blog, LOCAVIA | 0 comentários

Quem carregar o item de segurança no cotovelo ou na garupa da moto leva multa

 

Uma das primeiras básicas para conduzir motocicletas é a de usar sempre capacete. Este item de segurança é o único obrigatório por lei, apesar que os demais, como luvas, jaquetas e botas, também se tornam importantes na proteção do condutor. Teoricamente, não seria preciso lembrar que lugar de capacete é na cabeça, entretanto esta simples conduta muitas vezes é deixada de lado pelos motociclistas. O que poucos sabem é que carregar, por exemplo, o equipamento no cotovelo é motivo para multa.

A regra não é apenas para quem está dirigindo, a penalidade é aplicada mesmo se o capacete estiver no braço do garupa e a infração é considerada gravíssima. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que for pego transportando passageiro sem o capacete de segurança na forma estabelecida, terá o direito de dirigir suspenso além de pagar um total de R$ 191,54 e receber sete pontos da carteira de habilitação.

Atenção para o lugar aonde vai transportar o capacete, pode dá multa (Renata Maciel/DP/D.A Press)

Quem anda de moto deve prestar a máxima atenção na hora de conduzir evitar para acidentes. Ainda segundo o Código de Trânsito, os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados em carro lateral acoplado aos veículos ou em assento suplementar atrás do condutor e devem estar usando vestuário de proteção. Crianças com até sete anos, incapazes de cuidar da própria segurança, não devem ser levadas na garupa da moto, também sob pena de multa.

Atenção redobrada do motorista para a própria segurança. Vale lembrar que não se deve transitar sem capacete. A viseira precisa estar sempre abaixada ou o condutor utilizar óculos de proteção, sempre com vestimenta apropriada. Equilibra-se em apenas uma roda da moto, nem pensar.

Do Vrum

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Facebook
  • Twitter